Terço anima Jovens Missionários da Consolata

Por Josky Menga e Ericka Rodrigues *

O mês de maio é inteiramente dedicado à Nossa Senhora, mãe de Jesus. Essa devoção começou no Brasil segundo padre Edinisio Pereira com a evangelização trazida pelos jesuítas. E com o passar do tempo, ela foi ganhando mais força até chegar ao que conhecemos hoje. Muitos cristãos católicos aproveitam esse mês para fazer várias homenagens a Nossa Senhora como penitência e ofertar flores e rezar com mais afinco o terço, entre outras coisas.

O mês mariano e a juventude

Quem tem Maria como mãe tem sempre o amor de Jesus. Em busca de viver esse amor materno, esse momento tão oportuno e especial dedicado a Nossa Senhora, o mês de maio, o grupo de Jovens Missionários da Consolata (JMC) das cidades de Feira de Santana, Jaguarari e Monte Santo, na BA, fizeram uma proposta de realizar alguns encontros via Google Meet para a oração do terço.
O primeiro encontro aconteceu no ultimo dia 9, no qual jovens que fazem parte do grupo de cada cidade representante rezaram o Terço Mariano. Foi muito dinâmico, com a participação de vários jovens. Dois deles de cada cidade ficaram responsáveis por rezar um mistério e liam as intenções colocadas no chat, e entre cada mistério as músicas marianas acompanhavam esse momento para meditação e louvor à nossa Mãe, uma entrega total.

Mãe que cuida dos filhos

O momento preparado foi muito especial para que os jovens pudessem voltar o seu olhar para a Mãe Maria, aquela que é a Mãe da Juventude e que tem um olhar de amor para com todos os jovens, mãe que cuida e intercede pelos seus filhos, foi um encontro oportuno, momento de graça para todos, para colocar suas intenções, rezando pelas famílias, sobretudo, pelo fim da pandemia.
Fazer reflexões sobre cada mistério do terço, meditando os mistérios da Salvação, mostra que os jovens nunca devem se esquecer que sempre poderão recorrer a essa arma tão poderosa que é o Santo Terço e encontrar refúgio no colo aconchegante da Virgem Maria. Ó Mãe Maria protege a nossa juventude, as famílias, neste tempo tão difícil de desespero e de tristeza no mundo inteiro. Queremos recorrer a vós, que cuida de nós.

* Josky Menga, imc, é animador missionário e Ericka Rodrigues é Jovem Missionária da Consolata, ambos em Jaguarari, BA.