Papo Jovem completa um ano

Jovens_amv (2)

Programa de rádio envolvendo os jovens na Paróquia de Jaguarari, BA, celebra um ano de existência.

De Josky Menga e Zenaide Silva

No último dia 9 de maio de 2021, a juventude de Jaguarari, BA, celebrou com muita alegria e gratidão o primeiro aniversário do programa de rádio, Papo Jovem. A programação que normalmente traz um tema específico para ser discutido, deu espaço para uma tarde de muita emoção entre os convidados e todos que acompanhavam a transmissão. Entre retrospectivas, depoimentos, participações ao vivo e até sorteios, foi celebrado o exitoso trabalho dos jovens e demais apoiadores. O programa que faz parte do projeto de Evangelização da Juventude Católica visa levar informação, dinamismo e esperança aos jovens e demais públicos interessados, de forma virtual.

Padre Josky Menga, recém-chegado na Paróquia São João Batista de Jaguarari e já tendo muita experiência com trabalhos em outras cidades direcionados à juventude, provocou a reorganização do grupo-jovem em Jaguarari, e a partir daí, nasceu a ideia do programa Papo Jovem. Assim, relatou o Padre Josky, “depois de algumas conversas com o padre Alexandre (jesuíta) junto com o diretor da Rádio Top FM 104.9, Carlos e depois de algumas reuniões com Conselho Paroquial da Juventude (CPJ), foi ao ar o primeiro encontro, programa Papo Jovem, mais especificamente no dia 16 de maio de 2020, bem como o clima da semana das mães com o tema “Amor de Mãe”. Por isso a festa deste ano foi pensada para se celebrar nas vésperas do Dia das Mães, homenageando as mães, famílias e juventude que nos acompanham.

Amor de mãe para a juventude

WhatsApp Image 2021-05-08 at 22.13.31O programa tem como finalidade levar informações com palavras de sabedoria e conforto aos jovens, sobretudo, durante esse tempo tão difícil da pandemia, de modo que os mesmos sintam-se tocados a uma reflexão, que os permitam reavaliar seu comportamento pessoal e social, tornando possível uma transformação de vida. A preocupação foi maior neste tempo com a juventude como não poderíamos nos encontrar pessoalmente nos encontros, tínhamos que inventar tudo. Os encontros acontecem todos os sábados na estrutura da rádio comunitária local, TOP FM 104.9, conduzidos geralmente pelo mesmo idealizador, padre Josky e transmitidos pela página do Jaguarari On-Line no Facebook, canal da TOP FM no Youtube, e também pela rádio na frequência 104.9. Inicialmente o programa entrava no ar às 17h, mas, por uma mudança na programação, passou para às 16h. A princípio, o próprio padre elaborava a programação do programa, mas depois foi formada uma equipe de jovens que ficou responsável pela escolha dos respectivos temas a serem abordados. Temas esses que são escolhidos pela sua relevância na atualidade, podendo estar ligados ao âmbito particular, social, profissional e religioso, enfatizando ainda campanhas nacionais ou internacionais que se destacam em cada mês. Então, após a elaboração do contexto, é feita uma seleção de nomes para compor a bancada semanal do Papo Jovem, de acordo com a área de atuação, e assim acontece uma discussão na modalidade de entrevista.

Papo Jovem para o mundo

O programa, que tem como público alvo principal a juventude, vem se expandindo cada vez mais, e conquistando o favoritismo também de outras faixas etárias, tanto na cidade local, como em cidades e estados vizinhos. Porém, ao longo do ano, o programa contou com a presença de mais de 100 convidados entre eles jovens, pai e mãe de família, padres, freiras, seminaristas etc. da cidade de Jaguarari, mas também das outras cidades e dioceses e estados diferentes, até mesmo países. Com a riqueza da tecnologia tudo acontece presencial ou a distância pelo aplicativo, Google Meet, participando no Papo ou mandando depoimento. No decorrer de cada programa, são muitos os comentários e depoimentos calorosos direcionados aos convidados e equipe organizadora. Segundo a equipe responsável “É esse reconhecimento e carinho que nos estimula ainda mais à continuidade do projeto.” Completando um ano desse projeto de amor que se espalhou no mundo inteiro, só temos que agradecer a Deus por tudo, por nos ter dado essa ideia de ajudar as juventudes a serem protagonistas na sua vida e missão e a ter um espaço dentro da Igreja e sociedade. Por isso é tempo de alegria e de esperança como diz a música: “eu acredito na juventude, no brilho do seu amor e na força da sua missão”.

* Josky Menga, imc, é animador missionário e vocacional e Zenaide Silva é jovem da Paróquia São João Batista, Jaguarari, BA.