Alegria de ser sacerdote Missionário da Consolata

O Sacerdote é o bom perfume de Deus no mundo.

 

 Por Carleta Gerard Longo e
Madalena Xavier

img-20160907-wa0015Nos dias 28 de agosto a 03 de setembro de 2016 realizou-se a Animação Missionária Vocacional em preparação a Ordenação Sacerdotal do diácono Luiz Antonio Brito na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Monte Santo-BA.

Esta ação missionária contou com a participação de nove missionários/as da Consolata. Houve a oportunidade de despertar “a semente do verbo” já existente no meio do povo montesantense. O enfoque foi o trabalho nas escolas e nos colégios do centro da cidade de Monte Santo e em algumas comunidades rurais, estimulando a valorização da vida e o plano que Deus tem para cada pessoa. Assim ressaltamos o valor de ter “sonhos” na vida, para poder alcançar as metas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O testemunho do diácono Luiz foi de incentivo aos jovens para não ficarem parados, mas sonhar e buscar a realização de seus sonhos e de uma vida digna e melhor. Ele que agora é recém ordenado padre, em seu depoimento repetia: “Eu sou feliz da opção que fiz de ser Padre Missionário da Consolata, queria fazer algo diferente”.

Nas visitas às famílias priorizamos as pessoas doentes e idosas. E sempre terminamos o dia com um encontro para os jovens e toda a comunidade. Nas comunidades por onde passamos lembramos que cada batizado é chamado a assumir seu compromisso missionário de testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo no cotidiano. E que a comunidade seja protagonista em incentivar todas as vocações na Igreja, como o papa Francisco nos lembra: “a vocação nasce na Igreja, cresce na Igreja e é sustentada pela Igreja”.

img-20160907-wa0011Para nós Irmãs Missionárias da Consolata que há cinco anos deixamos Monte Santo depois de ter ali trabalhado e partilhado nossa vida por muitos anos, foi uma experiência de muita alegria e emoção ao reencontrar o povo que amamos e nos fez sentir-se em casa novamente. Percebemos que a nossa presença foi uma consolação e um re-lembrar o passado, que incentiva para viver o presente e o futuro com esperança. Deus sempre caminha com seu povo e nunca os abandona. A distância não nos impede de viver o Carisma de Consolação, pois com nossa oração continuamos sim apoiando o povo de Monte Santo que foi e continua sendo parte da nossa vida e Missão.

Dom Giovanni Crippa, IMC, bispo da diocese de Estância, SE, ressaltou durante a homilia da Ordenação Sacerdotal do diácono Luiz Antonio a frase do Papa emérito Bento XVI, “O Sacerdote é o bom perfume de Deus no mundo”. Façamos nossa essa frase, para desejar ao Padre Luiz Antonio Brito que seja de verdade o perfume Deus onde ele passar para atrair todas as pessoas a Deus e de modo especial os jovens.

Em fim, a nossa gratidão aos padres Mario e Marcus, todo o povo de Deus da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e toda a equipe missionária pela acolhida, partilha e convivência fraterna.

 

Madalena Xavier e Carleta Gerard Longo são Missionárias da Consolata.