Deus chama de muitos modos

Basta aguçar os ouvidos para ouvi-Lo. Deus nos quer felizes, seja em qual vocação for.

de Bruno Santana Aguiar

Todos nós já estamos cansados de saber que vocação é um termo derivado do verbo “vocare”, em latim, “chamar”. Em linhas gerais é uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão. Podemos entendê-la como um talento, uma aptidão natural, uma capacidade específica para executar algo e encontrar nisso prazer, sensação de plenitude.

5922vocacaoSabemos também que Deus é perfeito e que Ele ama profunda e verdadeiramente cada um dos seus filhos. Todos que Ele criou são chamados a uma única vocação: ser feliz. Dentro da perspectiva de felicidade, há uma infinidade de caminhos possíveis para serem trilhados.

Temos certeza que Deus nos ama e que nos chama para ser feliz, é preciso aguçar os ouvidos para ouvi-Lo. Entretanto, de que maneira Deus nos chama? Como é possível nos certificarmos de que é Ele de fato quem está chamando e não outra pessoa ou coisa? Como saber qual caminho seguir? Onde e de que maneira conseguiremos ser feliz  neste mundo? São questionamentos muito comuns que surgem em nossa cabeça e, infelizmente, não temos uma resposta pronta por um motivo muito simples: o mistério do chamado de Deus e do seu relacionamento com os homens é grande demais para caber numa reposta simples, como uma receita de bolo.

Pistas

Porém, como dissemos anteriormente, Deus ama demais os seus filhos e não os desampara na busca fundamental da felicidade. Ele conhece perfeitamente cada um de nós e sabe se comunicar de maneira muito pessoal e eficiente. Ele conhece nossas limitações e dificuldades, mas também sabe muito bem de nossas capacidades.

Sejamos simples e objetivos: o que nos faz feliz? O que nos causa uma sensação positiva que não dura apenas uns momentos? Das muitas coisas que fizemos ou fazemos na vida, o que mais nos deixa realizados? O que causa mais impacto positivo na vida dos que estão ao nosso redor? O que faz arder o nosso coração? São algumas pistas que podem nos ajudar na descoberta do nosso chamado, da nossa vocação. Constituir uma família? Trabalhar em um jornal, numa clínica veterinária, na prática de algum esporte? Dedicar nossa vida aos outros através da vida religiosa e consagrada? Enfim, todos os chamados são importantes, mas, muito mais importante que o chamado, é Aquele que chama e a resposta que damos.

E aí, você já sabe por onde começar? Uma boa conversa pode ajudar bastante neste processo. E gostaria de sugerir um tipo de conversa muito específica e especial: a oração! Converse com Deus, peça a Ele para mostrar sua vocação, crie com Ele um relacionamento legal e tenho certeza que você vai longe!

Bruno Santana Aguiar, imc, é seminarista em São Paulo.