Em Fátima, preparando-se para a Jornada Mundial de Lisboa

 Juventude Missionária da Consolata a caminho da Jornada Mundial da Juventude.

Por Josky Menga

A juventude missionária da Consolata participou da Pré-Jornada Mundial da Juventude, e o dia 28 de julho, em Fátima, Portugal foi repleto de atividades, com uma programação extensa, com experiências diferentes e oração da manhã animada pela equipe da Suíça. Logo em seguida, participaram do momento de retiro espiritual coordenado pelos animadores vocacionais de diferentes países, quando refletiram sobre o batismo.

fatima2Durante a caminhada rumo ao Calvário, (onde aconteceu a aparição de Nossa Senhora de Fátima) participaram de quatro “estações” ou paradas: batismo e conversão, batismo e identidade, batismo e família e por fim, batismo, vocação e missão. Essas quatro paradas foram muito importantes para os jovens refletirem sobre a vida e a sua vocação. Encontraram o lugar onde o anjo ensinou os três pastorzinhos a rezar: “meu Deus, eu creio, adoro e amo. Peço-vos perdão pelos que não creem, não adoram e não amam!” Não pararam por ai, seguiram apressadamente a exemplo de Maria e como o papa Francisco pede aos jovens para visitar outros jovens, a juventude missionária da Consolata foi visitar quatro lares onde moram os idosos, como gesto concreto para pedir as bênçãos antes da Jornada Mundial, lembrando que domingo (30) comemorariam o Dia dos Avós, celebrando a festa de Santana e São Joaquim. Os jovens tiveram a oportunidade também de partilhar um momento com os padres idosos da Consolata que residem em Fátima, trocando conhecimentos e experiências.

Para terminar esse dia, uma celebração eucarística com a liturgia animada pelos jovens da Colômbia. Agradecimento a Deus por tudo, pela intercessão de Nossa Senhora Consolata e do Bem-aventurado José Allamano.

Josky Menga, imc, é o coordenador da Animação Missionária Vocacional da Região Brasil.