Seminaristas em Jogos no Paraná

Na cidade de Cascavel, seminaristas trocam experiências através do esporte.

Por Jordhan Victor Gularte Francisco

Desde 2016, na cidade de Cascavel, estado do Paraná, virou uma tradição se reunirem seminaristas de diversas congregações nas quartas-feiras para um momento de lazer, através de jogos de futebol.

Neste ano de 2017, tivemos a presença dos Franciscanos com um sacerdote e três seminaristas. Os Passionistas também participaram com dois sacerdotes e dois seminaristas. Nós, Missionários da Consolata, tivemos a participação de um seminarista propedeuta e quatro teólogos, um da Tanzânia e três do Quênia. Também tivemos a participação de alguns paroquianos das respectivas paróquias onde as congregações estão envolvidas.

jogosintercongregacionaiscascavelOs jogos aconteceram em revezamentos das comunidades. Durante o ano, pensávamos em nomear o local de recreação do Seminário São Paulo. Com isso, surgiu a ideia de colocar como “ARENA CONSOLATA”, dedicado à nossa mãe Maria.

Os objetivos desse evento são a unidade entre as congregações, a familiaridade em Cristo, a prevenção ao sedentarismo e a troca de experiências missionárias. Podemos definir nosso ano, com toda convicção, em uma palavra: fraternidade.

No dia 29 de novembro de 2017, no Seminário São Paulo, foi realizado o jogo de encerramento. Foi um momento de comunhão, mas, por outro lado, de despedida. Para concluir esse evento, fizemos uma partilha com alguns alimentos. E, na foto vemos os jogadores e o padre Chagas que, de maneira espontânea, mostra sua habilidade de equilibrar uma melancia na cabeça.

Jordhan Victor Gularte Francisco é seminarista em Cascavel.