CRIANÇAS E ADOLESCENTES EVANGELIZANDO OUTRAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

IAM é um estilo de vida, um jeito especial de ser e viver todos os dias da semana

Por Clemência Alves Sicupira

A Comunidade N. S. Aparecida da Paróquia de São Marcos, Jardim Peri, São Paulo, iniciou a Infância e Adolescência Missionária (IAM) em 2012 com Ir. Maria Doris Valencia, MC que trabalhou por bem cinco anos nesta Comunidade, com muito entusiasmo missionário e força de vontade, assessorada por uma boa equipe e Madrinhas.

thumbnail_17634638_1259962190739682_2338254319642290232_nNeste ano 2017, esta Pastoral está aos cuidados de Ir. Clemência Sicupira, MC e uma equipe de colaboradores da Comunidade. As atividades já iniciaram este ano, com encontros semanais, aos sábados à tarde, nas comunidades de N S. Aparecida e São João batista.

A IAM se reúne com seus assessores que são acompanhados pela Irmã Clemência usando a metodologia do VER, ILUMINAR, AGIR E CELEBRAR.

Neste último encontro, as atividades aconteceram no galpão, da comunidade N. S. Aparecida. Eles realizaram trabalhos de grupos, teatros, jogos e brincadeiras alegres e interessantes.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é um estilo de vida, um jeito especial de ser e viver todos os dias da semana. Não quer ser um passa-tempo ou momento de lazer. Neste sentido, a reunião semanal é um momento especial destinado a “abastecer” a cabeça com novas idéias, e o coração com novos propósitos.

No segundo domingo de cada mês, nossa IAM, anima a Celebração da Comunidade com muita desenvoltura e entusiasmo missionário. Na verdade se pode dizer que as crianças e adolescentes estão evangelizando não só outras crianças e adolescentes, mas a comunidade inteira quando são responsáveis pela Liturgia. Que lindo e gratificante este trabalho com a IAM.

thumbnail_17759860_1259961717406396_7844676871448374528_nAlém do Programa e Compromissos específicos da IAM, cada ano eles olham com carinho para os temas da Campanha da Fraternidade. Este ano, o tema foi: os Biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa) e a defesa da vida. O lema: Cultivar e guardar a criação. (Gn 2,15)

Assim, eles se perguntaram: Como vamos cuidar da Criação? Saneamento básico? Da paz e ecologia como um todo? Do valor das culturas, das religiões do mundo?

A partir disso, foram feitas orações espontâneas, reflexões, CAMPANHAS DE LIMPEZA, DE RECICLAGEM, na própria realidade onde vivem.

2017 é ano Mariano. Estamos comemorando os 300 anos do encontro de N. S. Aparecida nas águas do rio Paraíba por pescadores, e 100 anos da aparição de N. S. de Fátima.

Queremos celebrar bem este ano mariano, prestar homenagem e culto a Maria durante o ano, mas de modo especial no mês de outubro, que é o mês Missionário e mês do rosário.

Parabéns garotada missionária, continuem firmes na Fé e na Evangelização! Eu os acompanho com carinho, no crescimento espiritual, no testemunho e serviço ao Reino de Deus. Contem também com o apoio e preces de cada uma das Irmãs Missionárias da Consolata.

Clemência A. Sicupira é Missionária da Consolata - Centro Comunitário N. S. Aparecida, SP.