Retiro vocacional no Centro de AMV

“Muitos são chamados poucos escolhidos, mas você foi o meu escolhido”.

Por Robério Crisóstomo da Silva

No dia 18 de novembro de 2017, no Centro Missionário José Allamano (CAM), em São Paulo foi realizado o retiro vocacional com a participação dos jovens vocacionados que irão iniciar seu processo formativo no Instituto Missões Consolata em Cascavel no próximo ano de 2018.

encontrovocacionalsaopaulo3Este evento foi promovido pela equipe dos missionários da Consolata que atuam na animação missionária e vocacional em São Paulo. Estas iniciativas têm contribuído para uma animação cada vez mais qualificada e dinâmica, no intuito de acolher e animar os jovens que desejam conhecer o carisma missionário da Igreja, segundo a espiritualidade do Bem-aventurado José Allamano, fundador dos missionários e das missionárias da Consolata.

O evento foi iniciado com um momento de oração, acompanhado de várias motivações de acolhidas, no intuito de criar um clima fraterno e espiritual para melhor dinamizar as demais atividades que se seguiram.

Estes jovens vocacionados vêm fazendo um longo caminho de discernimento vocacional com os missionários da Consolata, com o objetivo de ingressarem no seminário e assim levar adiante o processo formativo.

A primeira colocação foi feita pelo padre Mampia animador vocacional em São Paulo, o qual desenvolveu uma reflexão sobre o “autoconhecimento para a vocação”. Este tema levou os jovens a refletirem sobre a necessidade de se conhecer, isto é, a sua identidade humana, os seus valores, bem como as suas limitações, focando e dinamizando para o futuro. Outro momento importante que os jovens vivenciaram foi o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Em um clima de silêncio e meditação, os vocacionados tiveram a oportunidade de rezar e contemplar a Cristo, pedindo motivações e perseverança na caminhada vocacional.

Na parte da tarde, foi apresentada a segunda colocação por padre Célio Pedro que também faz parte da equipe vocacional. O tema por ele abordado foi sobre as “as vocações de especial consagração segundo o Bem-aventurado José Allamano”. Este momento foi bem acolhido por todos os participantes e disponibilizado espaços para perguntas e esclarecimentos. Sem dúvida este tema colaborou no processo de discernimento de cada um, pois foram abordadas as vocações nas mais diversas dimensões.

O encontro foi concluído com a celebração da Santa Missa, a qual foi realizada na casa das irmãs encontrovocacionalsaopaulo1Missionárias da Consolata, onde havia outros jovens crismandos que também estavam neste mesmo dia realizando um dia de convivência e formação. Este momento foi muito importante, pois os jovens vocacionados tiveram a oportunidade de partilhar a sua experiência com os demais jovens crismandos. A Santa Missa foi presidida pelo padre Robério Crisóstomo, que também faz parte da equipe vocacional e concelebrada pelo padre Mampia. Estavam presentes ainda algumas missionárias da Consolata, pré-noviças e outras pessoas que vieram participar da eucaristia.

Rezemos pelas vocações, que a cada dia vêm se fazendo urgentes e necessárias para a vida da Igreja, sobretudo as de especial carisma missionário.

Robério Crisóstomo da Silva, imc, é animador missionário e vocacional.