Acompanhamento vocacional

Conscientes que a messe do Senhor é grande e com poucos trabalhadores, vamos nos unir em oração para que haja mais vocações religiosas.

de Paulo Mzé *

O Instituto Missões Consolata (IMC) foi fundado pelo Bem-aventurado José Allamano, em 1901, em Turim, na Itália. Como chegou ao Brasil?

As crônicas atestam que em maio de 1936, o então bispo da Arquidiocese de Sant’Ana de Botucatu (SP), dom Carlos Duarte Costa foi à Itália à procura de sacerdotes para a sua diocese. Dom Carlos Duarte Costa estava à procura de um padre que pudesse encorajar a população de São Manuel (SP) e desse continuidade à construção do Santuário dedicado à Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões que estavam paralisadas.

Na Itália, o cardeal Granito Pignatelli di Belmonte encaminhou o bispo brasileiro ao IMC, em Turim. Na Casa Mãe dos Missionários da Consolata, dom Carlos encontrou-se e falou com o então superior geral, o padre Gaudêncio Barlassina a quem expressou o pedido de que enviasse algum sacerdote para a arquidiocese de Botucatu. Ao pedido, a direção geral, na reunião de 15 de junho de 1936, tomou a decisão de enviar missionários ao Brasil. O missionário escolhido para iniciar as atividades do IMC no Brasil, foi o padre João Batista Bísio.

Padre Bísio chegou ao país no dia 17 de fevereiro de 1937. Dois dias depois, na tarde de 19 de fevereiro, chegava à São Manuel. Tomou posse como pároco da Paróquia de São Manuel no dia 5 de setembro de 1937. Padre Bísio pela sua trajetória foi um missionário de destaque, e hoje é importante referência para os membros do IMC que trabalham no Brasil.

Uma das principais preocupações de Bísio desde os primeiros meses de sua chegada ao Brasil, diz respeito à promoção vocacional: começar um trabalho em vista da formação de futuros missionários da Consolata.

Manual
O Manual de Acompanhamento Vocacional é fruto de um grande esforço, na tentativa de recolher em um único fascículo, todo o material de acompanhamento vocacional oferecido pelos animadores das diferentes circunscrições do IMC no continente. Além da apresentação, está dividido em quatro partes. A primeira parte trata do chamado à Missão; a segunda parte trata da resposta ao chamado; a terceira parte trata das atividades para ajudar a identificar o chamado; e, finalmente, a quarta parte trata dos meios para confirmar o chamado.

* Paulo Mzé, imc, diretor da revista Missões, com informações do Manual de Acompanhamento Vocacional do IMC.

Veja íntegra da matéria na revista Missões, edição de setembro de 2021, páginas 14 e 15.