Esperança e futuro

A vocação é um chamado divino que nos traz plenitude humana.

Por Rita de Cássia Ramos de Souza *

Ao longo de nossas vidas, sobretudo na fase juvenil, fazemos vários questionamentos, várias buscas quando na verdade o que buscamos é a completude humana, almejamos nos sentir de fato completos, saciados de maneira permanente, e tal fato está estreitamente voltado à vocação. E nesse sentido cada um possui a sua. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e futuro”. (Jeremias 29, 11)

Quando não nos permitimos viver a nossa vocação, nós consequentemente deixamos ou possibilitamos a permanência de uma lacuna que nada será capaz de preencher, uma vez que embora todos nós tenhamos sido criados à imagem e semelhança de Deus, somos únicos e insubstituíveis. Quando não cuidamos nem fazemos nossa escolha de vida correta, nos afastamos da completude que tanto buscamos e corremos o risco de procurá-la em coisas supérfluas.

Testemunho

O matrimônio e ser catequista são duas grandes e importantes experiências na minha vida que trouxeram sentido à existência. Através do matrimônio, adquiri maturidade necessária, formei minha família. Por meio da catequese aprendi a de fato aprender, e viver antes de ensinar. Aceitar o matrimônio e aceitar ser catequista não foi simples, eu fugi várias vezes. Com relação ao casamento, devido à minha vida cristã eu sempre afirmava a mim mesma que quando conhecesse a pessoa certa, me casaria, porém, chegada a hora eu fugia do sentimento, me achava incapaz e várias coisas me impediam, mas me casei e a sensação daquele dia e o significado desse sacramento é alento para muitas lutas diárias. No que tange a ser catequista, foi semelhante também, sempre que o padre vinha celebrar a missa resaltava a importância da pastoral e sempre que eu ouvia, meu coração dizia: você está sendo chamada, ouve, atende, mas eu ignorava, sempre colocava minha vida corrida, a falta de tempo à frente. Até que um dia aceitei, disse sim. E minha vida não é mais a mesma. Mesmo nos dias de muito cansaço físico ou emocional eu retorno do encontro revigorada, transbordada do Espírito Santo, é uma sensação que mesmo sendo uma boa estudante do curso de letras me faltam palavras para descrever.

Portanto, por mais que pareça difícil, basta apenas que tenhamos além da fé, um pouco de coragem para nos utilizarmos da sabedoria que Deus nos deu para fazer a escolha de vida correta, sem nos deixarmos levar por caminhos curtos e traiçoeiros. Viver a vocação é, além de concretizar o projeto de amor do próprio Deus, também alcançar a plenitude humana, ser revigorado e fortalecido sempre que necessário ao longo da vida, responder a tantas perguntas, dar sentido à nossa existência.

* Rita de Cássia Ramos de Souza é catequista em Jaguarari, BA.