Mais um ano percorrido e concluído com alegria e entusiasmo por nossas jovens “pré-noviças” Edwirges e Andrea.
Por Lourdes Bonapaz
Mais um ano percorrido e concluído com alegria e entusiasmo por nossas jovens “pré-noviças” Edwirges e Andrea.
Edwirges concluiu a etapa de estudos Teológicos/Pastorais, conseguindo nota máxima na apresentação da Tese: As Bem aventuranças na comunidade de Mateus; Andrea conclui o primeiro ano dos Estudos Teológicos/Pastorais com grande empenho e dedicação. As duas jovens, na mesma Faculdade de São Bento, em São Paulo.
O caminho formativo no Instituto das Missionárias da Consolata tem um longo percurso e compreende várias fases:
- pré noviciado (onde estão nossas jovens) com 3 etapas: Orientamento Vocacional, Estudos Teológicos e Postulantado.
- período da profissão temporária
- preparação à Profissão Perpétua.
Este caminho parece longo, mas se faz necessário para uma formação missionária de qualidade. É um caminho experiencial que abrange as seguintes dimensões: humana, espiritual, intelectual e apostólica. Esse percurso é feito em uma comunidade formativa onde a jovem é acompanhada e ajudada pessoalmente a descobrir os seus dons e habilidades pessoais, para colocá-los a serviço da humanidade.
Dia 13 deste, elas tiveram um dia especial de encontro, reflexão e oração na Casa Regional com irmã Maria Conceição que as acompanhou nesta etapa e que agora faz parte do Conselho Geral e retorna para a Italia no fim do mês. O tema do dia foi O caminho formativo segundo o “Plano geral de Formação das Irmãs Missionárias da Consolata”.
Fecharam assim com chave de ouro este ano abençoado e partem para suas merecidas férias junto às próprias famílias.
Jovens, na vida nada é fácil, mas existe a felicidade e a alegria de quem respondendo o chamado de Deus conquista passo a passo seus objetivos, suas metas, como diz o canto: “Caminheiro você sabe, não existe caminho; passo a passo, pouco a pouco e o caminho se faz”.