TARDE MARIANA: POR AQUI, POR ALI... É SÓ MARIA

 A profecia de Maria, “Todas as gerações me chamarão Bem Aventurada” (Lc 1, 48), se realizou mais uma vez!

Por Melania Lessa

22290034_1330054873784197_8877457840161131128_oA ideia semente para a Tarde Mariana surgiu enquanto fazia o retiro anual na Abadia Santa Maria na Serra da Cantareira. Nasceu como uma pergunta: como celebrar os 300 anos de bênçãos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul com as cores e os sabores missionários?

Uma frase do Allamano dita há 100 anos e que considero o coração de sua metodologia indicou, não apenas o caminho, mas também o espírito do evento. Ele diz: “O Espírito Santo fala com sussurros; assim também vocês devem sussurrar para que os de longe possam ouvir” (Cf Conferências irmãs, (20/05/1917). De fato, bem devagarzinho, mas com intensidade cada vez maior, a ideia foi abraçada pelos jovens e alguns leigos missionários da Consolata, pela equipe de Liturgia e pelo grupo Nossa Senhora Aparecida da Comunidade Nossa Senhora Consolata, pela comunidade das Irmãs e pré noviças das MC...

DSC04527Depois de definir o local, Jardim Consolata, e a data, 01/10/2017, escolhemos o tema: “Por aqui, por ali e por lá é só Maria” e também o lema: “Fazei tudo o que Jesus disser” (Jo 2,5). Traçamos juntos o roteiro: a presença de Maria no coração do Evangelho, na Tradição da Igreja, nos cinco Continentes e as atividades interativas e criativas. Todos se envolveram também na divulgação, na organização e realização do evento.

Significativa a reflexão de um dos jovens durante a preparação: “Jesus, no alto da cruz, confiou sua Mãe ao discípulo mais jovem, João. Queremos com este evento, não somente receber Maria como Mãe, mas cuidar dela e torná-la conhecida e amada por todos”. (Jo 19,27)

Pensamos: comprar tudo pronto é mais fácil, mas criar algo para homenagear a mãe é mais digno.  Eis então, nas últimas semanas, muito tempo dedicado para pesquisar e imprimir imagens, fazer flores, projetar cenários, pintar, criar e construir as bases... E Deus, na sua bondade infinita, preparando um dia ensolarado no meio de dois chuvosos, para nos reunirmos e celebrarmos a Mãe de Jesus e nossa.

DSC04556Difícil descrever a tarde Mariana. Depois da Missa Matutina e do lauto almoço preparado com carinho pelo grupo Nossa Senhora Aparecida para mais de 120 convidados, jovens e adultos vindos de longe, Tapiratiba e Carapicuíba, jovens e adultos responsáveis pela tarde Mariana, que alegria acolher os grupos das Paróquias dos jovens Missionários da Consolata: Nossa Senhora das Graças, Santo Antônio dos Bancários, Comunidade Nossa Senhora Aparecida da (Paróquia de São Marcos), São Roque e outros mais.

DSC04539Bonito ver todos apreciando os símbolos externos (lindíssimo altar da Aparecida, enorme e lindo rosário missionário de pedraria, árvore de flores, pães, água, terços entre outros), visitando os diferentes ambientes, participando das atividades interativas (corrente da Ladainha de Nossa Senhora, gesto filial em homenagem a Maria, intenções a serem levadas ao Santuário...) e se envolvendo nas atividades artísticas (Cantos, teatros, cordel, danças, brincadeiras...). Quanto interesse em ouvir a oração da Ave Maria em diversas línguas e interagir com os jovens e Irmãs presentes!

Comovente a procissão luminosa, o testemunho, os cantos e a coroação de Nossa Senhora Aparecida que concluiu a Tarde. A profecia de Maria, “Todas as gerações me chamarão Bem Aventurada” (Lc 1, 48), se realizou mais uma vez!

Concluo com o testemunho de uma jovem: “Dia 01/10 foi um dos melhores dias de minha vida. Pude sentir a presença de Deus bem pertinho e tenho a certeza que quero senti-lo dessa maneira todos os dias. Conheci pessoas maravilhosas, realizei algumas coisas que eu achei que nunca teria oportunidade para fazê-las. Acredito que cresci muito na fé. Eu realmente não queria ir embora (...)”

A Mãe, de fato, ofereceu a verdadeira Consolação para muitos. A ela nosso carinho e gratidão, a Deus toda a glória!

Melania Lessa é Missionária da Consolata, SP