Missão com jovens na Bahia

Espiritualidade e ação. Missão na cabeça, na boca e no coração anima Jovens Missionários da Consolata em Jaguarari.

Por John Kapule Okule

A Animação Missionária Vocacional (AMV) na Igreja é uma das atividades em que os missionários da Consolata são chamados a realizar com ardor, empenho, criatividade e testemunho profético, no intuito de despertar sempre mais uma consciência missionária, bem como vocações à vida religiosa missionária e sacerdotal.

jmcbahia2 Buscando concretizar esta missão, entre os dias 28 de junho e 2 de julho, na Paróquia São João Batista de Jaguarari, Bahia, o grupo de Jovens Missionários da Consolata - JMC realizou mais uma atividade. Estes jovens pertencem às três paróquias onde trabalham os missionários da Consolata: Jaguarari, Monte Santo e Feira de Santana.

Os jovens foram acompanhados pelos missionários, neste caso na Bahia pela coordenação do padre John Kapule Okula, atual animador missionário e vocacional de todo o estado. Estes jovens comungam da espiritualidade do Fundador dos Missionários e das Missionárias da Consolata, o Bem-aventurado José Allamano, que fundou estas duas famílias missionárias para as missões além-fronteiras.

Missão na cabeça, na boca e no coração

Este foi o lema do encontro, durante estes dias de atividades missionárias. Este evento teve como programação momentos de espiritualidade, partilha da caminhada de cada um, formação missionária, lazer, confraternização, discernimento vocacional e uma experiência de missão onde os jovens partiram para as comunidades e ali realizaram uma experiência missionária, visitando as famílias entre outras atividades.

Nestes eventos, os jovens têm a oportunidade de partilhar os próprios dons, desde a sua participação nas atividades próprias do encontro, também as de sua comunidade de origem. Sem dúvida é um trabalho que requer empenho, dinamismo profético e abertura para o novo, o desconhecido. Neste caso é apostar e dedicar parte da própria vida em prol da missão.

Eucaristia mistério pascal e vida doada e partilhada

jmcbahia3O encontro foi concluído com a Santa Missa, no domingo (2), dia em que a Igreja celebrou liturgicamente São Pedro e São Paulo. A liturgia foi animada pela comunidade paroquial e contou com o apoio dos jovens missionários que vivenciaram estes dias de missão. A exemplo destes dois apóstolos, os jovens refletiram sobre a vida como dom de Deus que deve estar a serviço dos que mais sofrem e como podem lutar por uma sociedade cada vez mais justa e cristã.

Os jovens retornaram para suas comunidades de origem, animados e no compromisso de levar adiante esta espiritualidade missionária que deve contagiar outros jovens a fazer parte desta família, Jovens Missionários da Consolata (JMC).

John Kapule Okula, imc, é coordenador da Animação Missionária e Vocacional na Bahia.