AMV realiza segundo encontro vocacional

“Se Deus me chama hoje, não sei se me chamará amanhã” (Bem-aventurado José Allamano)

de Robério Crisóstomo da Silva*

Este foi o tema da segunda etapa do encontro vocacional promovido pelos missionários da Consolata no dia 17 de junho de 2017, sábado, no Centro de Animação Missionária e Vocacional - CAM, em São Paulo. Este encontro foi preparado pelas equipes tanto do Centro Missionário como também da comunidade do Seminário Teológico Padre João Batista Bísio com o apoio dos seminaristas James Macharia e José Braz.

encontrovocacional21O evento contou com a participação de vários jovens vocacionados de São Paulo, os quais vêm fazendo uma caminhada de discernimento vocacional com os missionários da Consolata. Em um clima de muita oração e partilha das experiências que cada um vem fazendo, a partir das suas comunidades de origem seguindo o carisma do Fundador dos Missionários da Consolata, o Padre José Allamano, se percebe jovens motivados e entusiasmados com o futuro que se concretiza na possível entrada dos mesmos ao Propedêutico, etapa inicial na formação do futuro religioso, missionário e sacerdotal.

O encontro começou com um momento de acolhida e oração feita pelo padre Robério Crisóstomo, missionário da Consolata e animador vocacional, o qual abriu um espaço para que cada um expressasse suas alegrias, dificuldades e perspectivas para o futuro. Este momento foi bem acolhido pelo grupo e cada um manifestou seus sentimentos com muita tranquilidade e serenidade.

Chamado de Deus
Padre Robério procurou partilhar aspectos como: o ato de chamar de Deus, a resposta do ser humano a Ele, os caminhos em que Deus nos deixa ouvir a sua voz e as três dimensões da vocação humana. Na sequência foi feita a partilha do texto de Mt 20, 20-28, o qual aponta a missão de Cristo como servidor. Este momento foi muito bem motivado e participado, pois os mesmos manifestaram que a missão como jovens vocacionados é buscar na caminhada vocacional, despertar em cada um a espiritualidade do Bem-aventurado José Allamano, buscando imitar Cristo em seu serviço de promover a paz, a misericórdia e a concórdia entre as realidades plurais hoje enfrentadas em todo o mundo.

encontrovocacional22Para complementar este momento, os jovens vocacionados fizeram uma espécie de leitura orante com parte do texto extraído do livro “Discípulos em Missão, um caminho de espiritualidade”. O tema do texto foi: “Amados e Chamados”.

Em seguida tiveram a oportunidade de assistir um documentário com o nome: “Caminhos Abertos”. Este material buscou oferecer uma abordagem de um jovem que ao deparar-se com as várias possibilidades da vida, busca descobrir a sua vocação, ou seja, onde empregar a própria vida em uma causa que verdadeiramente valha a pena.

O evento foi concluído com uma celebração eucarística, animada e preparada pelos próprios jovens vocacionados. Rezemos pelas vocações!

*Robério Crisóstomo da Silva, imc, é coordenador da Animação Missionária e Vocacional da Consolata na Região Brasil.