Igreja missionária precisa de jovens

Por Wilson Gervacemtali e Edna Pereira*

Em janeiro deste ano uma nova missão foi inaugurada pelos missionários da Consolata no Brasil, e essa missão é a Paróquia São Roque no distrito da Matinha dos Pretos na arquidiocese de Feira de Santana, BA. A paróquia tem uma característica significativa, ela é a primeira paróquia quilombola no Brasil. Entre as comunidades que fazem parte do território paroquial têm duas quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmeiras: a comunidade Matinha dos Pretos onde se encontra a sede paroquial e a comunidade Candeal II. A abertura dessa nova missão é uma oportunidade de pôr em prática o carisma Ad Gentes e trabalhar numa comunidade de afrodescendentes, o que nos faz concretizar uma das opções dos missionários da Consolata, que é a Pastoral Afro.

amv2

A Paróquia oferece a oportunidade de promover o espírito missionário no coração dos jovens. O estilo de trabalho é de formar jovens missionários começando nas comunidades a nível paroquial, para que se identifiquem com o Carisma da Consolata e que possam se tornar jovens com disponibilidade de sair para outros lugares para colaborar na missão de evangelização. Desde o primeiro dia da presença dos missionários, tem se manifestado de forma clara o desejo de unir os jovens de todas as comunidades e formá-los para que se dediquem ao trabalho de evangelização a nível paroquial. “Jovem evangelizando jovem”. Seguindo a metodologia missionária, o trabalho com a juventude segue as dimensões propostas pelos missionários da Consolata que são a espiritualidade, a missionaridade e o lazer.

Como forma de realizar uma dessas dimensões, no dia 3 de abril de 2022 realizou-se o primeiro retiro espiritual da juventude como forma de vivência do tempo quaresmal. O momento reuniu mais de 120 jovens, de todas as comunidades com o tema retirado do Evangelho segundo Mateus 5:13,14 “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo”. A pregadora do retiro, Catharina Arouca lembrou a responsabilidade e a potência que os jovens têm para mudar a realidade em todos os âmbitos sociais e eclesiais. Ela insistiu que a Igreja precisa de jovens, não há evangelização numa Igreja idosa. Ela convidou toda a juventude para que utilize suas forças, energias e capacidades para evangelizar, animando as comunidades para que a Igreja seja cada vez mais jovem. Ela realçou que a Igreja ama esse público e tem um espaço suficiente para cada um deles. O retiro foi encerrado com a missa presidida pelos padres Luiz Antônio e Ibrahim Muinde, missionários da Consolata.

* Wilson Gervacemtali, imc, é professo da Consolata e Edna Pereira é coordenadora paroquial dos jovens em Feira de Santana, BA.