Pós-Pandemia e a Consolação de Jesus Cristo

Animação Missionária Vocacional promove retiro na Paróquia N. Sra. da Consolata, Jardim São Bento, São Paulo.

Por Maria Cristina Bonfim Appolonio Ikenami

A Paróquia Nossa Senhora Consolata, localizada no Jardim São Bento, zona norte de São Paulo, convidou jovens entre 14 e 21 anos para participar de um Retiro no dia 29 de maio de 2022, com o objetivo de inspirá-los através da ação do Espírito Santo, e motivá-los a construir seu papel fundamental na comunidade. O evento contou com a participação de 25 jovens e teve como tema “Pós-pandemia e a Consolação de Jesus Cristo”.

O conteúdo do dia foi dividido em palestras, dinâmicas em grupo, louvores, atividades interativas e momento de Adoração ao Santíssimo. Nas dinâmicas em grupo, os jovens discutiram os impactos da pandemia de Covid-19 em suas vidas e os desafios daqui para frente. Foi a primeira iniciativa da Paróquia para esse grupo após a pandemia, permitindo entender sentimentos e expectativas associados ao tema principal.

O Retiro contou com o apoio da equipe formada pelos Missionários da Consolata, Ambrósio, Stephen e Kennedy, membros das Pastorais da Catequese e Familiar, da comunidade Santa Gertrudes, do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), Equipe de Animação e paroquianos na preparação do conteúdo e da organização da infraestrutura do dia, encerrada com a participação na Santa Missa às 18h.

Nas dinâmicas, os jovens puderam explorar as vivências durante a pandemia, e conversas que lhes proporcionaram a oportunidade de trazer à tona suas percepções e sentimentos. Segundo eles, a pandemia causou depressão, ansiedade, afastamento, melancolia, desemprego, perdas, distâncias, dependência, solidão e falta de fé.

Foto: Stephen Kawuki

Foto: Stephen Kawuki

Foram realizadas as dinâmicas do coração partido x coração repleto e da árvore da vida: o coração partido apresentava os sentimentos de insegurança, angústia, solidão, desunião, depressão, decepção, ansiedade, ódio, caos, demônio, tristeza, guerra, tédio, falta de fé, egoísmo, inveja, desleixo, desunião, anticristo, traição; o coração repleto: Deus, Santíssima Trindade, esperança, amor, amizade, cuidado, paz, alegria, fé, dedicação, união, segurança, felicidade, tranquilidade.

A dinâmica questionava quais são as atitudes que podem ajudar na promoção da vida: responsabilidade, oração, controle, paciência, acolhimento, compaixão, solidariedade, superação, cuidado, proteção, Santíssima Trindade, perseverança, saúde, comunhão, diálogo, confiança, gratidão, honestidade, sinceridade, fé, harmonia, bondade, reciprocidade, trabalho, verdade, paz, felicidade, respeito, esperança, perdão, relações, empatia, carinho, amor, prosperidade, ritmos pessoais, reabastecer a alegria.

Foto: Stephen Kawuki

Foto: Stephen Kawuki

Na avaliação sobre o Retiro, foram notados como pontos positivos: presença de Deus; comida; amizades; dinâmicas; orações; velas (Santíssimo); conversas, sol, palestra. Os sentimentos presentes despertados foram: dignidade; fraternidade; acolhimento; doação; união; comunhão, fé; amor; empatia; compaixão, solidariedade; união; confiança, sair da zona de conforto; paz; partilha.

O feedback dos jovens participantes foi bastante positivo, e inclusive solicitaram a continuidade das atividades, retiros e reuniões dedicados a eles. É consenso entre a equipe responsável pela Animação Missionária e Vocacional (AMV) e grupo de jovens de que devemos continuar a nutrir os corações e mentes desses jovens, para formar uma Pastoral da Juventude ativa.

Galeria de Fotos:

Maria Cristina Bonfim Appolonio Ikenami é membro da Pastoral Familiar, Catequese e CPP da Paróquia Nossa Senhora Consolata.