Jovens missionários da Consolata celebram Páscoa Jovem na Bahia

Evento reuniu jovens de Jaguarari, Monte Santo e Feira de Santana, entre os dias 13 e 16 de abril.

Por John Kapule Okula

A participação da juventude nas diversas atividades da Igreja vem se tornando um apelo desde as jornadas da juventude, sobretudo, quando procuramos vê-los como agentes de transformação. É procurando levar adiante este dinamismo que a cada dia vem tornando-se real ver e sentir que a Igreja necessita de células vivas, animadas por uma profunda identificação com Cristo que passou pela morte, mas que ressurge glorioso e envia os apóstolos e despertarem no coração do homem este desejo de segui-Lo e anunciar este acontecimento da vida nova, que vence a morte, a Páscoa, a nova aliança.

pascoajovem1É neste clima pascal que entre os dias 13 e 16 de abril, jovens das diversas paróquias da Bahia: Jaguarari, Monte Santo e Feira de Santana se reuniram para celebrar a Páscoa Jovem. Este evento é organizado pelos Missionários da Consolata, na pessoa no Coordenador da Animação Missionária e Vocacional na Bahia, o padre John Kapule Okula.

Os jovens também são chamados a colaborarem na organização do evento. Esta atividade proporciona aos participantes uma ativa colaboração e participação na liturgia, aqui frisamos a Celebração Eucarística, trabalhos em grupos, experiência missionária, teatro, espiritualidade e lazer, atividades estas que fazem parte do programa deste evento.

Pascoajovem3Todas as atividades são pensadas desde o carisma do Instituto Missões Consolata, o qual na Igreja se destaca pela missão além-fronteiras, ou seja, as missões fora da comunidade e paróquia. Procurando seguir este convite primeiramente num encontro pessoal com Cristo, os jovens recebem momentos de formação e espiritualidade missionária para sentirem-se motivados a se tornar protagonistas e agentes indispensáveis nesta realidade que para a sociedade e a Igreja se apresenta como desafiadora e plural.

Estes mesmos jovens são chamados a partir deste evento a também buscar um sentido de seguimento a Cristo sejam como sacerdotes religiosos e missionários segundo o carisma do Bem-aventurado José Allamano fundador dos Missionários/as da Consolata, ou como leigos jovens comprometidos com a causa do Evangelho segundo as determinações e motivações do Papa Francisco quando fala de uma Igreja missionária em saída.

A Páscoa Jovem proporciona aos participantes uma serena vivência da partilha dos próprios dons, pois se percebe que os mesmos são agentes que têm um dinamismo profundo de valores e na medida em que eles colocam estes mesmos a serviço da sua comunidade Cristo faz surgir outros dons e é nesta troca e vivência de experiências alternativas que a ação do Espírito Santo de Deus os motiva a darem continuidade à sua missão.

Portanto, rezemos irmãos pela juventude e busquemos abrir espaços nas nossas comunidades eclesiais para que eles depositem seus anseios, sonhos, desejos, projetos desafios e medos, sentimentos estes que, sem dúvida, os conduzirá a um amadurecimento da própria fé e da descoberta da sua vocação.

John Kapule Okula, imc, é coordenador da Animação Missionária e Vocacional na Bahia.