ENCONTRO DE CRISMANDOS

Jovens das Paróquias: Nossa Senhora das Graças, Santo Antônio dos Bancários, São Marcos e Comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Região Norte Santana, participaram deste momento de graça.

Por Melania Lessa

“Sou Amado, sou Chamado, Sou Missão”

IMG-20180909-WA0067Jovens das Paróquias: Nossa Senhora das Graças, Santo Antônio dos Bancários, São Marcos e Comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Região Norte Santana, participaram deste momento de graça.

O motivo foi o II Encontro dos Crismandos organizado pelos Jovens Missionários da Consolata (JMC).

O tema abrangente: “Sou Amado, sou Chamado, Sou Missão”. A metodologia usada, bem criativa e participativa: Caça ao Tesouro.

Divididos em quatro grupos, os jovens e adolescentes se imergiram na proposta, de um modo impressionante.

IMG-20180909-WA0077Nome do grupo, grito de guerra, tarefas propostas e montagem do mapa que levava ao Tesouro, assumidos com alegria e responsabilidade. Queremos mais disseram os quatro grupos na avaliação final.

Merece destaque a penúltima tarefa: cada grupo recebeu um texto com o testemunho de uma pessoa que se sentiu amado, chamado e foi missão.

Oscar Goapper, missionário da Consolata, argentino, “Médico no coração da África”; Ir. Eugenia Bonetti, Missionária da Consolata, “O Anjo da noite"; James Harrison, da Austrália, O “Homem do Braço de ouro”; Zilda Arns Neumann, médica sanitarista brasileira, “Uma vida pelas crianças e adolescentes”; Guido Vidal França Schäffer, “Surfista pode ser o primeiro santo carioca”. E também o triste testemunho de alguém que colocou a profissão acima da missão, Kevin Karter era um fotógrafo inglês, “Prêmio Pulitzer em 1994”.

IMG-20180909-WA0075Após a leitura e reflexão, os diferentes grupos apresentaram a vida destas testemunhas de forma criativa, enfatizando, sua atualidade. Canto, Música, poesia, mímica, drama... Não dá para esquecer jamais esse momento que marcou muitos de nós, senão todos.

Outro momento de destaque foi a Santa Missa presidida pelo Padre Joseph Mampia. Ele entrou de cheio no espírito do dia, deixou espaço para que os jovens apresentassem na homilia os testemunhos vocacionais bíblicos e enfatizou, de forma criativa, a importância de realmente saber ouvir a Palavra.

Uma boa equipe de adultos da Comunidade do Jardim Consolata, o casal Sérgio e Antonieta de LMC, duas mães da Paróquia Nossa Senhora das Graças arrancou elogios dos participantes: serviço 5 estrelas quanto à alimentação.

Tudo, naturalmente abraçado pela beleza e acolhida do Recanto Consolata, lugar silêncioso em meio a uma natureza fantástica que se presta muito para reflexão, oração, e encontro consigo mesmo! Dali pudemos na conclusão do encontro, abençoar o mundo inteiro, suplicando paz e vida para todos.

Melania Lessa é Missionária da Consolata, SP