Encontro vocacional em Tapiratiba

Missionários e Missionárias da Consolata realizam encontro com ênfase vocacional para jovens em Tapiratiba, SP.

Por Robério Crisóstomo

Nos dias 26 e 27 de agosto de 2017, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Tapiratiba, SP, foi realizado dias de encontro com ênfase vocacional com a participação de 80 jovens desta comunidade.

encontrovocacionaltapiratiba1Este evento foi promovido pelos missionários e pelas missionárias da Consolata que trabalham nas atividades de Animação Missionária e Vocacional em todo o estado de São Paulo. O objetivo deste evento foi poder proporcionar aos jovens momentos fortes de formação e espiritualidade, partilha de dons entre outros para melhor animá-los a discernir o verdadeiro chamado de Deus em sua vida, e assim fazerem uma opção clara, madura e consistente de sua caminhada enquanto agentes protagonistas e futuro da Igreja que vem buscando realizar uma opção cada vez mais forte para com a juventude. Esta prática se percebe nas iniciativas do papa Francisco, ao pronunciar-se em documentos e, sobretudo na realização do Sínodo previsto para o próximo ano, no mês de outubro de 2018, o qual irá tratar sobre o tema: os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Cada jovem buscou colaborar de forma positiva e participativa, intervindo em atividades de grupos entre si.

No sábado, 26, foi realizado um encontro especificamente com um grupo de Jovens Missionários da Consolata, o JMC. Este grupo, já faz alguns anos que existe e vem realizando vários momentos de atividades missionárias, bem como colabora para com as paróquias e vivencia momentos próprios de cunho missionário. Os mesmos comungam da espiritualidade do fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, o Bem- aventurado José Allamano.

Tanto os missionários que ali atuavam como os jovens participantes, contaram com o apoio de toda a paróquia na pessoa do pároco, Luiz Carlos, que vem apoiando e abrindo espaços para que os missionários da Consolata possam realizar atividades plurais.

Graças ao apoio de leigos e demais pessoas que buscaram colaborar, foi possível realizar um caloroso e profético evento juvenil em vista de futuras vocações missionárias para a Igreja.

Este evento foi concluído em uma das comunidades da paróquia com a celebração da santa missa, presidida pelo padre Robério, missionário da Consolata e animador vocacional. A comunidade Mãe Rainha acolheu todos os jovens do encontro com um gesto fraterno e de plena apreciação. Ao fim da celebração, Ir. Melania, missionária da Consolata convidou todos os jovens a ficarem de pé e entregou a cada um, a carta do papa escrita para os próprios jovens por ocasião do Sínodo, seguida de um pacotinho com algumas sementes. Ir. Melania incentivou cada um a ser chamado a ir e plantar esta semente como sinal de uma vida nova que nasce e cuidar para que o bom Deus continue motivando e modelando na caminhada que cada um é chamado a assumir. Vocação acertada, futuro feliz!!!

Robério Crisóstomo, imc, é coordenador da Animação Missionária e Vocacional da Região Brasil.