Que eu empregue a minha vida em uma causa que valha a pena!

Encontro Vocacional foi realizado entre os dias 10 e 12 de março, na Casa Regional dos Missionários, em São Paulo.

Por Robério Crisóstomo

No final de semana de 10 a 12 de março de 2017, na Casa Regional dos Missionários da Consolata em São Paulo foi realizado um grande encontro vocacional promovido pelos missionários. O evento contou com a participação de jovens provenientes de várias partes da capital paulistana, inclusive do interior do estado, da cidade de Presidente Prudente.

No tema do encontro: “Vinde e vede”, texto bíblico extraído do Evangelho de Jo 1, 35-42, lemos que Jesus ao responder à pergunta de dois discípulos sobre o local onde o mesmo morava proporcionou aos jovens uma reflexão acerca da vocação como dom de Deus em toda a dimensão do seguimento na vida testemunhal e vocacional.

O animador vocacional, padre Robério Crisóstomo iniciou o encontro presidindo a celebração eucarística, em um espaço de acolhida, partilha e apresentação de cada um, num clima de animação e espiritualidade.

O encontro continuou em um clima de oração, descontração, participação, animação e, sobretudo na partilha das refeições em um clima de fraternidade e troca de experiências entre o grupo.

encontrovocacionalregional5Vários missionários deram sua contribuição: padre Tamrat desenvolveu uma reflexão acerca da experiência pessoal com Cristo, partindo do convite de Jesus para segui-Lo. Ao término de sua explanação foi aberto um espaço para que os jovens partilhassem este momento tão significativo na vida de cada um.

Em seguida, padre Célio Pedro partilhou os vários estilos de vocação na Igreja e o seu valor profético e testemunhal, buscando introduzir os jovens a dar uma resposta positiva a este modelo de vida no seguimento a Cristo.

O Superior dos Missionários da Consolata, padre Aquiléo Fiorentini dirigiu uma mensagem aos participantes, buscando motivá-los nesta caminhada de discernimento vocacional argumentando que a vocação exige uma resposta de cada um, pois não podemos nos sentir de fora, estamos todos envolvidos e que como jovens, ou seja, a nova geração na Igreja missionária, não devemos ter medo, precisamos ser ousados e persistentes nesta busca vocacional.

Os jovens tiveram a oportunidade de participar da celebração eucarística no domingo dia 12 pela manhã na Paróquia Nossa Senhora Consolata, animada pela própria comunidade em uma liturgia vocacional.
O encontro foi concluído em um clima de avaliação e encaminhamento para as próximas etapas, este foi um dos momentos em que se pode ouvir com mais detalhes o que os jovens estão buscando como motivação e discernimento vocacional.

Portanto, continuemos na busca de uma pastoral missionária e vocacional, criando espaços para que os jovens sintam-se acolhidos e motivados a dar uma resposta positiva à vocação.