JOVENS VIVENCIAM SUA FÉ

Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

Por Melania Lessa

IMG-20170830-WA0017Encontro!  Uma palavra carregada de surpresas e possibilidades!

De fato, foi suficiente percorrer o olhar pelo círculo formado por cerca de 80 adolescentes e jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Tapiratiba, interior de São Paulo, para perceber que nós nos encontrávamos diante de algo ousado.

É a primeira vez que se encontram: último domingo do mês vocacional, 27/08/2017, das 8 às 18h. O primeiro encontro, para alguns. Um dos muitos encontros, para outros.

Mas quem são esses 80 participantes? São jovens de quatro grupos diferentes: JMC (Jovens Missionários da Consolata), IAM (Infância e Adolescentes Missionários), Mini JUFRA ( espiritualidade franciscana) e um grupo em processo de nascer (espiritualidade eucarística) que buscam luz para continuar  caminhando com Jesus como membros vivos da Igreja.

Após a acolhida e um lauto café da manhã preparado carinhosamente pela comunidade Sagrado Coração de Jesus, tivemos um momento místico.  A semente de girassol que cada um recebeu na palma da mão cresceu e desabrochou no telão, revelando a força e a beleza da vida que há em cada ser. Mística é a capacidade de entrar no silêncio, comover-se diante de todas as coisas, sentir a Presença de Deus em todo o ser, entrar em comunhão com Ele e saborear a alegria de viver...  A mística nos permite viver o que escreveu o poeta inglês William Blake: "Ver um mundo num grão de areia, um céu estrelado numa flor silvestre, ter o infinito na palma de sua mão e a eternidade numa hora".

IMG-20170830-WA0032Em seguida, após comunicar aos jovens que, em 2018, será realizada a XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o Pe. Robério Crisóstomo leu e comentou a Carta do Papa Francisco aos jovens. Uma corrente de energia revitalizante pareceu percorrer a sala quando o grupo constatou o quanto o Papa Francisco confia e conta com os jovens para transformar o mundo.

Nela o Papa afirma: “Um mundo melhor constrói-se também graças a vós, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. Não tenhais medo de ouvir o Espírito que vos sugere escolhas audazes, não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre. Também a Igreja deseja colocar-se à escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até das vossas dúvidas e das vossas críticas. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores. São Bento recomendava aos abades que, antes de cada decisão importante, consultassem também os jovens porque «muitas vezes é exatamente ao mais jovem que o Senhor revela a melhor solução» (Regra de São Bento III, 3)”.

Após um breve diálogo aberto sobre a ‘Vocação’, também nós quisemos ouvir os jovens. Haviam recebido, com antecedência, a seguinte proposta: “Observando sua vida, sua família, sua comunidade e o mundo que o/a rodeia, reflita com seu grupo: Sou jovem cristão/cristã: em que afinal creio? Que dificuldades encontro?

Expressaram de forma concisa e criativa a beleza da fé cristã, mas também os muitos desafios que encontram.  A Mensagem foi muito clara: aprendem fazendo experiências... Discursos apenas, pouca influência têm.

IMG-20170828-WA0012Seguiu-se uma hora de Adoração Eucarística. Queremos ver o teu rosto, Senhor!” foi o tema. Depois de adorar, suplicar louvar e escutar o Cristo presente no meio de nós, os jovens se reuniram ali mesmo na igreja em grupo e assumiram publicamente um compromisso missionário.

Descontraída e bem participadas as dinâmicas recreativas propostas para depois do almoço, antes da reflexão do próximo tema: “Sou Igreja, sou Testemunha”, animado pela Ir. Carleta Longo. Seu testemunho e a partilha de suas experiências com os jovens do Tanzânia não somente iluminaram o tema, como também o fizeram bem concreto. Quantas oportunidades para ser Igreja e testemunhar Jesus Cristo hoje!

 Uma alegre caminhada de cerca de 30 minutos nos levou à Comunidade da Mãe Rainha onde nos unimos à Comunidade local para a Eucaristia conclusiva. A maior parte da homilia ficou por conta dos jovens. Partilharam com segurança as mensagens do dia, pedindo, para todos os presentes, as mesmas atitudes do Papa Francisco em relação aos jovens. Confiança é a ponte que permite unir jovens e adultos para realizar o sonho do Reino.

Os ipês floridos que ladeiam o caminho até a Comunidade Mãe Rainha na periferia de Tapiratiba são sinais da misericórdia do Senhor que continua chamando e enviando para continuar a sua missão. Tomara que as sementes de girassol que recebemos no final da celebração nos lembrem a importância de cultivar, defender e promover a Vida!

Jovem, se você sentir o chamado de Jesus no seu coração, não tenha medo. Se Ele te chama é porque te ama...!

Melania Lessa é MC em São Paulo, SP