Amar o próximo como a si mesmo

O mundo seria melhor se o amor vencesse o ódio, se a verdade vencesse a mentira e a coragem de ser e fazer diferente vencesse o medo da mesmice.

Por Arlei Piveta* 

Deus, desde os primórdios, criou e formou a terra, colocou os animais e as plantas, por fim criou também o ser humano. O último, mas não o menos importante. Primeiro criou o homem - Adão - e da costela dele fez a mulher - Eva.

Deus havia preparado tudo, tudo estava em harmonia, mas pelo orgulho humano, pela ganância humana, o ser humano quis igualar-se a Ele perdendo o que tinha de melhor, o Paraíso. Com a perda do Paraíso entra a morte, que é a separação da união com Deus e Adão se vê nu, pequeno. Enfim volta ao seu lugar que é terra, da terra saiu da terra voltou, é Humus.

Contudo, Deus não abandona a sua criação, mesmo com as suas limitações a ama sem limites e a acompanha, vai fazendo alianças e história com o seu povo, e todas as vezes que o povo O nega, trai a Sua confiança, é o próprio Deus que vai atrás, chega primeiro, perdoa e reata a aliança refazendo-a.
Tamanho é o amor de Deus por esse povo que no ápice da história Ele manda o seu próprio Filho, Jesus, para fazer uma eterna aliança de amor, mesmo que feita com sangue.

* Arlei Pivetta, imc, é animador missionário vocacional em Cascavel, PR.

Veja íntegra da matéria na revista Missões, edição de setembro de 2021, páginas 4 e 5.