Deus continua chamando

A missão não pode parar, apesar das dificuldades encontradas.

Por Josky Menga *

Cada dia que passa, o Senhor, o Dono da messe, continua chamando as pessoas e ele confirma esse chamado nos corações humildes e apaixonados por Ele. O coração que escuta a voz do Mestre está pronto para abraçar o plano de amor, por isso esse chamado é um dom precioso que vem de Deus. Ele é quem chama e quer ouvir a voz de cada pessoa, cada jovem. Independente de cada situação e lugar, a sua voz continua a ressoar nos corações das pessoas. A juventude deve estar atenta aos sinais dos tempos, e deve deixar que o Senhor a atraia e a cative com o seu amor.

Podemos invocar a figura de Jonas, refletindo sobre quanta riqueza podemos encontrar na vida desse profeta. As circunstâncias de uma viagem lhe provocam uma mudança completa de vida, realiza-se Um novo chamado de Deus, chamado de amor; um chamado que não desiste, mas insiste quando quer envolver uma pessoa, faz com que o profeta, limitado e tímido, tome a palavra diante da cidade, da multidão e dos poderosos, sem voltar atrás. Teve coragem e enfrentou os desafios da sua época.

Porém, isso mostra que quando Deus chama, ele capacita, dá o melhor para que a pessoa possa realizar uma missão, lembrando destas palavras “eu vos envio como ovelha no meio dos lobos” (Mt10, 16) e estarei convosco até o fim. Nesta perspectiva, nota-se que sempre se encontram dificuldades no meio do caminho. Mas o mais importante é não desistir dessa missão. A um povo necessitado de conversão, Jonas prega a destruição! Mas Deus passa na frente e suscita uma reação diferente. Do maior ao menor, dos poderosos aos fracos, dos orgulhosos ao simples, todos querem mudar de vida, o que suscita indignação do profeta pessimista, pois, vê que Deus tem um coração mole, bondoso e compassivo.

Quando Jesus chama seus primeiros discípulos (Mc 1, 14-20), vai ao encontro de homens simples, cada um com sua profissão e sua família, carregados de seus limites pessoais, a ponto de se sentirem, por vezes, indignos de assumir a missão. Alguns são pescadores, outros publicanos, gente de grupos radicais, como os zelotes. Com certeza foram muitos aqueles dos quais os Evangelhos não reportaram detalhes e, chamados, fugiram da raia, como aconteceu no episódio do jovem rico. No entanto, muitos responderam, deixaram transformar-se pelo chamado à conversão, assumiram corajosamente o anúncio da boa nova e transformaram-se em verdadeiros ícones para as gerações que os sucederam, estendendo até hoje a imensa rede de seguidores e discípulos de Jesus Cristo.

Toda vocação nasce na família, cresce na comunidade, se fortalece na oração e dá frutos na missão. Até lá, continuaremos a assistir ao chamado de Deus acontecendo de formas inesperadas ou inusitadas. E desejamos provocar positivamente nossa juventude, neste momento e em todos os tempos, desejando-lhe um caminho de discernimento sempre na escuta do bom pastor que nos chama a cada minuto. Às gerações de adultos, especialmente pais e mães de família, assim como sacerdotes, religiosos e religiosas, cabe a tarefa de contribuir para que a atual geração de jovens, não deixe passar em vão a visita de Deus em sua vida, ninguém é tão forte que nunca precisa de ajuda de ninguém para crescer e ainda muito mais nesse processo de discernimento precisamos dar o nosso maior apoio para as gerações presentes, em vista da preparação de uma geração futura melhor.

* Josky Menga, imc, animador vocacional na Bahia.