Incerteza e tristeza causadas pela pandemia

Como será o futuro? No momento atual, o que dizer?

Por Josky Menga *

No dia a dia, a vida nos ensina que é cheia de alegria, mas também tem suas surpresas. Tem suas tristezas e incertezas. Porém, a maior alegria neste tempo é de ouvir os outros. Gosto de conversar com pessoas diferentes justamente para ver o mundo de vários pontos de vista. Dialogando com jovens com idade entre 19 e 25 anos, cada um com seu perfil pessoal distinto, preferências, medos e planos, percebo uma coisa que preocupa a todos: como será o futuro? Neste tempo da pandemia, o que dizer?

Jovem e o futuro
Alguns jovens hoje pensam em terminar a faculdade para criar seu próprio negócio. Outros, ainda na graduação já estão trabalhando em algum projeto próprio. Alguns pensam em trabalhar para fazer dinheiro logo, para quando chegar aos 40 anos abrir um negócio. Mas outros também pensam já em casar e outros, se entregar a serviço de Deus.

Outros planejam uma carreira segura em uma multinacional. Alguns estão trabalhando, outros apenas estudando, outros, nem uma coisa, nem outra. Alguns têm bem definido o que querem, outros estão cheios de incertezas. No fundo, todos querem alguma coisa, mas nem todos sabem exatamente o quê.

Tristeza pelo futuro
O tempo está passando, os dias estão correndo, a pandemia está levando cada vez mais as pessoas que a gente tanto ama, difícil ver e escutar de longe ou de perto: “tal pessoa morreu”, “o meu irmão, pai, mãe ou amigo, familiar, partiu”. A dor é maior às vezes sem cura, mas muito mais difícil perder alguém que tanto nos ajudou a nos levantar, ou poderia nos ajudar a tomar um rumo diferente. Triste de ver e ouvir.

Testemunhei uma jovem depois de perder um irmão durante a pandemia dizendo: ”como será a minha vida sem meu irmão, está sendo difícil imaginar, foi tudo tão rápido”. Esse choro não só de tristeza, mas de desespero de ter uma vida sem futuro melhor. Bem que a Bíblia nos ensina a não confiar em ninguém, só em Deus, mas a nossa vida é assim, dependemos também de algumas pessoas que nos ajudam para poder seguir em frente. Triste de ver e ouvir.

Podemos ganhar sim, mas perder ninguém quer perder, como entender essa situação, ou seja, mistério da morte quando tudo pode ser fácil, mas é difícil para entender que a morte é o caminho para todos nós? Porque realmente a morte é um mistério, ninguém está preparado para receber essa notícia. Como se separar de alguém que a gente tanto ama para nunca mais poder se encontrar? Triste de ver e ouvir.
Quando a gente pensa em consolação realmente é uma palavra muito importante, que precisa ser bem compreendida. Como serei consolador do outro se eu nunca fui consolado? No meio de tantas dificuldades que o mundo está passando hoje, como consolar um jovem que é inconsolável que quase não vê nenhuma expectativa para frente, sem emprego, sem família sem fim, sem futuro. Triste de ver e ouvir.

Hoje o mundo precisa da consolação e muito mais a juventude que tem todo futuro pela frente, mas, a verdadeira consolação vem de Deus e de Jesus. Porque quem tem Deus no coração tem tudo, estamos no mundo, mas não somos do mundo, Hoje é uma alegria de ouvir e saber que nós somos de Deus e pertencemos a Ele, tudo isso vai passar, e dias melhores virão.

* Josky Menga, imc, é animador missionário vocacional na Bahia.

Veja íntegra da matéria na revista Missões, edição de setembro de 2021, página 8.