Vocação Missionária

Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. (Mt 4, 19)

Por Joseph Mampia*

Muitas pessoas ficaram interessadas e curiosas em saber onde eu iria trabalhar depois da minha ordenação sacerdotal. Ao responder que seria no Centro da Animação Missionária e Vocacional de São Paulo (CAM), surgiram mais perguntas para entender no que consistiria a missão. Por essa razão, queremos apresentar nesta página o trabalho dos missionários da Consolata referente à animação missionária.

Chamados para a Missão

O chamado de Deus é sempre feito em vista de uma missão específica. Temos como protótipo a história de Moisés que foi chamado para libertar o povo da escravidão do Egito (Ex 3, 10), Jeremias para ser profeta das nações (Jr 1, 5), Paulo para ser apóstolo dos gentios, (Gl 1, 16), Maria para ser Mãe do Salvador (Lc 1, 28-31) e, enfim, de modo bem específico os quatro primeiros discípulos foram chamados para serem pescadores de homens.

Deste modo se pode entender que os chamados são sempre os enviados. A vocação cristã não escapa deste esquema. Portanto, todos os cristãos pelo batismo se tornam discípulos e testemunhas, e recebem uma missão específica de fazer com que os outros se tornem também discípulos de Cristo (Mt 28, 19). Assim, cada cristão é discípulo e imperativamente missionário.

O Bem-aventurado José Allamano, Fundador dos missionários e das missionárias da Consolata, dizia que a vocação missionária é a vocação de quantos amam profundamente Nosso Senhor e desejam torná-lo conhecido, dispostos a enfrentar qualquer sacrifício (Amados e Chamados nº 24).

Prioridade

Para nós, missionários da Consolata, a missão é uma finalidade e uma prioridade. Referente à nossa constituição, no número 80, a animação missionária e vocacional ocupa um lugar essencial e qualificado. Consiste em animar a Igreja local para que assuma a sua identidade missionária e se abra à missão; em acolher e acompanhar adequadamente os jovens com motivação à vida consagrada e missionária; em propor e favorecer a eles um encontro pessoal com Cristo, a fim de contribuir para a sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto de vida; em acompanhar a infância e adolescência missionária; em realizar encontros de oração e partilha com as comunidades e paróquias; e em dar a conhecer a identidade, espiritualidade e carisma do Instituto Missões Consolata.

No trabalho da animação missionária, respondemos ao mandato de Jesus de ir pelo mundo perpetuar a missão de sermos pescadores de homens.

*Joseph Mampia, imc, é animador missionário vocacional em São Paulo, SP.