Teste do Discípulo Missionário

Testemunho cristão: esta é a primeira forma de evangelização.

Por Cristhian Alarcon *

Quando os jovens do ministério pastoral ficam curiosos para saber porque escolhi a vida sacerdotal como meu projeto de vida, quase sempre fazem as mesmas perguntas como, por exemplo, como eu percebi que esse "era o meu caminho", se tenho “certeza dessa escolha”, como reconhecer o chamado vocacional ou “se vou à igreja desde criança para ajudar na missa” e se é por isso que decidi entrar para o seminário...

Perguntas para as quais depois de procurar muitas vezes uma boa resposta que coincidisse com a verdade e que explicasse o que eu pensava, finalmente encontrei uma maneira mais direta de respondê-las e é assim que eu agora explico: após entender a proposta de Jesus e reconhecer seu Reino aqui na Terra, não pude guardá-lo apenas para mim, mas senti a necessidade de compartilhá-lo com outras pessoas para que ele lhes fizesse o mesmo bem que  faz a mim. E imediatamente surgem mais questões, como qual é a proposta de Jesus e como é o Reino de Deus, e assim começa uma agradável conversa de animação missionária na qual me descubro como um aprendiz de "discípulo missionário".

Eu sou Cristhian Alarcon, um seminarista missionário da Consolata colombiano, e gostaria de convidá-lo a fazer várias perguntas a si mesmo a fim de reconhecer onde você está em seu discipulado missionário:

Primeira etapa

A primeira coisa que caracteriza um discípulo missionário é o fato "lógico" de ter um Mestre e nós cristãos católicos, por excelência, reconhecemos Jesus como nosso Mestre, e não é apenas porque ele é o Filho de Deus, mas também porque seus ensinamentos são tão marcantes para nós que queremos aprendê-los e fazer como Ele fez: compartilhar o Pão com os mais necessitados, devolver esperança aos que estão à margem da sociedade, mostrar a Deus como Pai que guia e Mãe que protege, reunir todas as pessoas em um só credo e viver juntos independentemente de raça, língua, riqueza ou cor e, acima de tudo, para nos lembrar que o amor é o mais importante dos mandamentos. Reconhecer Jesus como Mestre é deixar-se iluminar por sua vida e seguir seus passos. Você já reconheceu Jesus como Mestre? Se reconheceu, você já passou da primeira etapa.

Segunda etapa

A segunda etapa é conhecer a si mesmo como discípulo missionário, você se reconhece como discípulo missionário de Jesus? Eu digo conhecer a si mesmo porque é um exercício permanente que não é feito apenas uma vez na vida, há muitos de nós que acreditam que já somos "discípulos fiéis" por causa de nosso batismo, mas abandonamos nossa grande tarefa de testemunhar a Jesus, por isso devemos fazer o exercício de conhecer diariamente o quanto estamos aprendendo com o Mestre; isto é, fazer repetidamente esta experiência de nos perguntarmos se estamos fazendo nosso trabalho como discípulos também. A palavra discípulo vem do latim discipulus, derivado de discere "aprender", "conhecer" e se a cada dia você está disposto a conhecer um pouco mais sobre a pessoa de Jesus e aprender com seus ensinamentos você passou para a próxima etapa, a etapa final.

Terceira etapa

Esta é a última etapa e você pode pensar, neste momento, que estou facilitando muito esta conversa do discipulado missionário, mas não é tanto assim porque esta é a etapa mais complicada, o último nível.

A terceira etapa envolve responsabilidade porque nos lembra de nossa vocação de discipulado que é ser missionário. Como é seu trabalho missionário? Ser missionário é uma oportunidade para todos os batizados, mas não é uma obrigação e quero deixar isso bem claro, porque pensamos nisso como uma "tarefa" e na realidade é mais uma vocação, ou seja, algo que se faz com vontade, com desejo, com amor. Missão é aquele dom que faz os discípulos se sentirem realizados porque os convida a compartilhar com os outros o que sabem e vivem, a reconhecer Jesus como Mestre, a reconhecer-se como discípulos e a aprender com Ele e também a compartilhar o trabalho de realizar suas propostas na vida cotidiana nos dá alegria missionária.

Em Atos dos Apóstolos (At 4, 20) a alegria de ser missionário é narrada em doze palavras: "Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos" é o que um discípulo sente e é o que você deve sentir se passou nas três etapas desta prova e se ainda achou que é pouco, oremos juntos para que cada batizado se comprometa com a Evangelização, disponível para a missão, através de um testemunho de vida com o sabor do Evangelho. ν

* Cristhian Alarcon, imc, é professo cursando teologia na Itália.