Encontro de animadores vocacionais reflete sobre a prática missionária

Missionários e missionárias da Consolata se reuniram em encontro da Animação Missionária e Vocacional em fevereiro, na Casa Regional, São Paulo, SP.

Por Joseph Mampia

Um grupo de missionários e de missionárias da Consolata que trabalham na animação missionária e vocacional no Brasil se reuniu em São Paulo entre os dias 22 e 23 de fevereiro para momentos de estudo, reflexão, formação, planejamento e espiritualidade em vista das mais diversas necessidades que se apresentam na Igreja e sociedade no momento atual.

Olhando para a miséria das multidões carentes, cansadas e abatidas por diversos problemas, Jesus se compadece , acha que precisa absolutamente agir e formula o seguinte pedido: “A colheita é grande, mas poucos são os operários. Pedi, pois ao Dono da messe que envie operários a sua messe”. (Mt9, 38)

IMG_0811O mandato de Jesus é uma mística vocacional que leva no seu íntimo a grande necessidade, a falta de operários que por sua vez, apela a uma urgência missionária. A recomendação de Jesus mostra que os problemas eram muitos, mas os animadores e construtores do reino de Deus, “operários”, eram poucos.

Voltando ao mundo atual, a situação não mudou muito. Os desafios são grandes. As multidões existem ainda, a messe permanece grande e o carecimento de operários é real. Portanto, a messe pede ainda novos operários, novos missionários. Precisamos dar uma resposta.

Grupo de Animação VocacionalNo entanto, que atitude tomar diante do nosso mundo atual, caracterizado pelas rápidas e assustadoras transformações dos contextos sociocultural, econômico, tecnológico-científico, tempo-espacial, que favorece cada vez mais o crescimento de uma cultura moralmente relativista, consumista e laicizada, cujas repercussões atingem a fé das pessoas. Como atuar na messe do Senhor, diante dos obstáculos do nosso tempo?

Frente à realidade do mundo atual e à escassez de operários para a messe, a própria recomendação de Jesus traz consigo três atitudes básicas que deveriam fazer parte da vida de qualquer discípulo-operário. A primeira mais evidente é a oração constante a Deus para que envie um maior número de pessoas dispostas a ajudar na transformação da sociedade e na conscientização do povo.Grupo de Animação Vocacional 2

Por trás da oração, o mandato de Jesus comporta também uma atitude prática e concreta. Isto é, que sejamos bons operários, testemunhas no seguimento de Cristo. Essa atitude pode até parecer mais difícil que rezar pelas vocações, mas está ligada à primeira porque a oração bem feita mexe com orante em direção à pratica. Por fim, o mandato de Jesus é um mandato missionário. Pode haver mais operários para a messe se cada cristão se responsabilizar em divulgar a todos o sentido desse mandamento de Cristo "Pedi, pois ao Dono da messe”. Quanto mais pessoas compreenderem a mística vocacional, tanto maior o número de cristãos conscientes de sua missão no mundo, mais chance teremos em realizar o projeto de Deus.

As realidades do mundo atual exigem dos animadores ou de todos os discípulos, atitudes diferentes baseadas na flexibilidade, na disponibilidade, no otimismo, na oração, no testemunho de vida e na divulgação da Boa Notícia do Reino. Assim enfatizou o padre Juarez missionário Rogacionista durante a sua colocação junto com os animadores missionários da Consolata no dia 22 de fevereiro. Fica para ti leigo, leiga, ministro, sacerdote, diácono, todos nós discípulos-missionários o convite de Jesus “A colheita é grande, mas poucos operários. Pedi, pois ao Dono da messe que envie operários a sua messe”. (Mt9, 38)

Joseph Mampia, imc, é animador missionário vocacional em São Paulo, SP.