Retiro de Carnaval dos jovens em Japeri, Rio de Janeiro

O retiro tinha como objetivo reavivar o espírito missionário dos jovens da paróquia com o tema “deixai-vos conduzir pelo Espírito” (Gl 5, 16)

Por Gratus Fiolenzio Mzena, imc

No final de semana do carnaval, dias 2 e 3 de março de 2019 nós, missionários e missionárias da Consolata da equipe da Animação Missionária e Vocacional, tivemos oportunidade de pregar e animar o “Retiro de Carnaval” na paróquia Senhor do Bonfim na cidade de Engenheiro Pedreira, município de Japeri (no Rio de Janeiro). Eu, padre Joseph Mampia Motema, irmã Carleta Longo e a pré-noviça Andrea Leite Carvalho saímos de São Paulo para o Rio de Janeiro e lá fomos bem acolhidos pelo pároco, padre Robério Crisóstomo da Silva e padre Jacques Kwangala Mboma. Logo fomos levados na comunidade de Sagrado Coração onde ocorreu o retiro. Da mesma forma, com tanto carinho, a liderança, os jovens e o povo desta comunidade nos acolheram e ficamos nas suas famílias por estes três dias.

retirocarnaval1O retiro tinha como objetivo reavivar o espírito missionário dos jovens da paróquia com o tema “deixai-vos conduzir pelo Espírito” (Gl 5, 16) animado pelos cantos de louvores de uma banda que veio da outra diocese vizinha de Duque de Caxias. Houve uma participação significativa de mais ou menos 50 pessoas principalmente jovens. Neste retiro, foi destacada a ideia de que a pessoa que se deixa conduzir pelo Espírito é a que deixa a vida pecaminosa e se entrega na misericórdia de Deus, vive em Deus e o mesmo Espírito que recebe de Deus, a leva à missão. Nesta lógica, o retiro foi concluído na certeza de que o Espírito se recebe para cumprir uma missão, não é para se fechar em casa ou na comunidade. Isto implica “sair” da zona de conforto e “ir” ao encontro dos que mais necessitam da nossa ajuda.

Foi um momento da graça e de aprendizagem com as novas pessoas, convivência fraterna, troca de ideias e oração. Obrigado aos padres da paróquia, a todas as pessoas da comunidade do Sagrado Coração, principalmente as famílias aonde fomos hospedados durante três dias. Que Deus abençoe a todos.

*Gratus Fiolenzo Mzena, imc, é seminarista em Engenheiro Pedreira, RJ.