Deus me chama hoje, não sei se me chamará daqui a dois ou três anos

É dando que se recebe, dizia São Francisco

 Por Andrea Leite Carvalho

"Antes de te haver formado no ventre materno, Eu já te conhecia". (Jr. 1,5)

Esta palavra de Deus dirigida ao Profeta Jeremias, soou tão docemente aos meus ouvidos e inflamou o meu coração, fazendo com que eu buscasse o motivo pela qual eu fui criada e sonhada por Deus. Foi nesta busca que conheci o Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata.

img-20161028-wa0010A delicadeza das irmãs me chamou muita atenção, de forma que decidi me aproximar delas e conhece-las cada dia mais. Aos poucos, fui participando de vários encontros vocacionais, o que despertava em mim um sentimento que só encontrei aqui na Consolata, o espírito de família. Mesmo elas não me conhecendo no começo, me acolheram com muita hospitalidade e me ensinaram o quanto é importante se fazer próximo das pessoas.

Por ser devota de Maria desde pequena, senti uma alegria muito grande de tê-la conhecido com o título de Consolata e fui encontrando também a consolação e a presença maternal de Maria vivida pelas irmãs, que levam a verdadeira consolação, Jesus Cristo, aos que ainda não O conhecem.

Outro motivo pelo qual me identifiquei com o Instituto da Consolata, foi conhecer a vida do fundador, o bem-aventurado José Allamano, pois a frase dele: “Deus me chama hoje, não sei se me chamará daqui a dois ou três anos”, me inspirou a começar um novo caminho na minha vida.  Esse homem de oração, docilidade e determinação, nos ensina a fazermos o extraordinário no ordinário, isso mostra o quanto a santidade está perto de nós e que todos somos chamados a ser santos e missionários.

Como todos os jovens, também eu gosto de desafios e acredito que são eles que estão me ajudando a crescer na fé, na esperança e na alegria. Gosto de aprender coisas novas, partilhar meus dons e minha vida com as pessoas. Por isso, a missão Ad Gentes me encanta e me faz sonhar com o novo, com outros povos, outras culturas, lugares diferentes, me dando a oportunidade de dar a minha contribuição não apenas para a Igreja, mas para o mundo e para o Reino de Deus. Já dizia São Francisco “é dando que se recebe”; logo, é com a nossa doação que iremos chegar ao objetivo principal de nossa existência: o céu.

 Andrea Leite Carvalho é Pré-noviça na Congregação das Irmãs Missionárias da Consolata