Chamados e escolhidos por Deus

“Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações”. (Jeremias 1, 5)

Por Lourdes Meller Bonapaz

“Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações”. (Jeremias 1, 5)

DSC04103Falando de chamado nosso fundador, Padre José Allamano, diz com segurança: “não basta sentir o chamado; não basta responder ao chamamento de Deus e nem mesmo entrar em um Instituto Religioso; é preciso corresponder plena, generosa e constantemente à graça do chamado, da vocação. Se nem todos os chamados perseveram é porque nem todos correspondem ao chamamento”.

O Papa Francisco, falando aos jovens em Assis na Itália, fala como identificar e seguir o chamado de Deus: “É preciso rezar e caminhar na Igreja. Essas duas coisas caminham juntas, são interligadas. Na origem de toda vocação à vida Consagrada existe sempre uma forte experiência de Deus, uma experiência que nunca se esquece. É Deus quem chama. Por isso, é importante ter uma relação cotidiana com Ele. Aqui em Assis, não há necessidade de palavras! Francisco e Clara falam através de seu carisma a tantos jovens do mundo inteiro. Jovens que deixam tudo para seguir Jesus no caminho do Evangelho... E enfatiza o Papa, não tenham medo de fazer escolhas definitivas na vida”.

Jovem, Deus te escolheu para fazer a diferença em meio uma multidão.

Ser escolhido por Deus não é um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, relacionamentos sem decepções. Ser Dele e para Ele é encontrar força no perdão, e ter esperança em meio a luta, segurança em meio ao medo e incertezas do caminho.

É reconhecer que vale a pena servi-Lo, apesar dos desafios, incompreensões e períodos de crise.

DSC04114 É também atravessar um deserto e encontrar um manancial de bênçãos. É ter humildade e reconhecer erros, e ter ousadia pra dizer “me perdoe” e capacidade pra dizer “eu te amo”.

Ser escolhido por Deus é nunca perder a direção, a esperança no caminho e ter certeza que Ele jamais o abandonará. É Deus que assim fala:

“Não tenha medo, porque eu o redimi e o chamei pelo nome; você é meu, é minha. Quando você atravessar a água, eu estarei com você e os rios não o afogarão; quando você passar pelo fogo, não se queimará e a chama não o alcançará, pois eu sou Javé seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador. ... você é precioso, preciosa para mim, é digno de estima e eu o amo; dou homens em troca de você, e povos em troca de sua vida. Não tenha medo, pois eu estou com você.”. (Isaias 43, 1b-5a)

Querido jovem se você está sentindo que Deus o chama, tenha a certeza que Ele o capacita para a “missão”. Confie Nele e não tema!

Lourdes Meller Bonapaz é Missionária da Consolata em São Paulo.