Missão Jovem e pandemia

Juventude

Juventude em novos tempos de evangelização. Tecnologia aliada à Missão.

Por Jovens Missionários da Consolata

A nossa missão é, e sempre será, levar a consolação e a luz do Evangelho àqueles que mais precisam. Porém, como fazer isso diante de uma pandemia que nos força a ficar em casa, e que, teoricamente, nos impede de ir ao encontro do outro? Talvez desistir e esperar a pandemia passar para retomar a missão? Não! Nós, Jovens Missionários da Consolata (JMC), não desistimos. A Missão se intensificou com a pandemia, pois esse mal trouxe tristeza e dor a muitos lares do nosso país e do mundo. Então para não deixar essa tão importante missão, buscamos diversas opções para ir ao encontro dessas pessoas que mais precisavam, nos unindo com toda Família Consolata a fim de aumentar o alcance da nossa ação e da nossa mensagem.

É complicado para o jovem se manter recluso, ficar sempre em casa, trocar a rotina, e infelizmente tivemos que nos adaptar a essa nova fase. O nosso trabalho ficou limitado e ficamos um pouco perdidos em como poderíamos atuar, mas por meio da nossa união conseguimos manter alguns eventos e buscamos nos aprimorar para a elaboração de conteúdo on-line e a movimentação da nossa página do Facebook e Instagram, de modo a fazer o chamado a todos àqueles que estão passando por este momento difícil e para todos os jovens que têm interesse, tornando possível expandir este grupo para diferentes lugares através da participação on-line. Nossos encontros para a organização dos eventos está sendo por meio da plataforma de vídeo e percebemos que a saudade de estarmos reunidos podendo trocar conhecimento, nos abraçar, rir juntos e nos divertirmos como sempre fazemos, é grande.

Consola Jovem 2

Em agosto, tivemos o evento Consola Jovem 2 de modo remoto, que foi uma experiência muito diferente e gratificante para todos que participaram. Nós buscamos criatividade para inovar esses encontros de maneira digital e o público pode conhecer mais a Família Consolata!
Outro desafio que encontramos foi conciliar nosso tempo e espaço com nossa família; pois, em alguns momentos, era necessário ter um cômodo reservado e, às vezes, até mesmo “monopolizar” a TV para usar nas apresentações. Tudo isso, claro, para podermos falar no encontro e para que todos tivessem uma melhor experiência.

Está sendo um período de grande ensinamento e as lições aprendidas com certeza seguirão conosco no tempo pós-pandemia. Percebemos que temos uma Família grande, forte e linda que está caminhando conosco, nos incentivando e dando suporte para alcançarmos àqueles que estão precisando de consolação ou que querem trilhar esse caminho conosco. Irmãs, padres, seminaristas, noviças, leigos, leigas e jovens, todos de mãos dadas para enfrentar esse período difícil, mas também de grande união e caridade.

Jovens Missionários da Consolata, São Paulo. Facebook: Jovens Missionários da Consolata Instagram: jmcsp