Encontro de Discernimento Vocacional

“E Jesus disse: sigam-me e os farei pescadores de homens (Mt 4, 19-20)”

Por Oscar Liofo*

Nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2018, durante o mês missionário, o Centro de Animação Missionária (CAM) em Cascavel, junto com o seminário propedêutico São Paulo, promoveu um encontro de discernimento vocacional com a participação de nove jovens. Este encontro teve como objetivo ajudar os jovens a conhecer a missão da Igreja e também conhecer a missão e carisma dos missionários da Consolata dentro desta mesma Igreja.

encontrovocacionalCascavel2 Por isso, no dia 12 de outubro a partir das 18h, dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, deu-se início a este encontro com a acolhida geral. No dia 13 de outubro, além dos momentos de oração e animação, foram apresentados dois temas na parte de manhã: o primeiro foi sobre a missão da Igreja, pelo diácono Oscar Liofo apontando sobre a escolha que cada um deve fazer para a realização desta missão; o segundo sobre a missão e carisma dos missionários da Consolata que trabalham no mundo e foi apresentado pelo padre Paco Lopez. Estas apresentações foram acompanhadas pelo testemunho de vida missionária e vocacional do padre Joseph Mbarire, imc, e também do testemunho de escolha feita pelos três propedeutas (seminaristas que estão no propedêutico), Mateus, Lucas e José. Cada um dos participantes teve a oportunidade de dialogar pessoalmente com o diácono Oscar para algumas orientações no discernimento.

No dia 14 de outubro, todo o grupo participou da celebração da missa na Paróquia São Paulo e os participantes foram todos apresentados à comunidade pelo pároco, o padre Osmar. Após a missa, se realizou a avaliação geral do encontro de discernimento. Durante esta avaliação, os jovens acharam melhor organizar momentos assim a cada mês escolhendo um dia inteiro para a reflexão e momentos de convivência no seminário para ajuda-los a discernir sobre a vocação. O encontro se encerrou com o grande propósito da parte dos jovens de publicar e convidar mais jovens a participar nos próximos.

*Oscar Liofo, imc, é diácono em Cascavel, PR.