Semeando Vocações

Diocese de Santo Amaro, São Paulo promove Feira Vocacional.

Por Robério Crisóstomo

No final de semana de 13 e 14 de agosto foi realizada uma Feira Vocacional na diocese de Santo Amaro com o tema: “Semeando Vocações”, celebrando também os 25 anos de caminhada da diocese.

feiravocacional2Este evento conta com a participação de diversas congregações religiosas, institutos, ordens e comunidades de vida consagrada, cada qual expondo seu carisma e espiritualidade, através de stands montados para isso. A programação é ampla, e conta também com momentos de espiritualidade: celebração eucarística, confissões, apresentação teatral, festivais de músicas católicas e, sobretudo, show católico.

Trata-se de um evento que a diocese oferece com o objetivo de atrair os diversos rostos da juventude, despertando assim, as vocações para a Igreja, pois ali o jovem se depara com uma diversidade de carismas e espiritualidades, desde ordens contemplativas até outras de carisma Ad Gentes, ou seja, para a missão além-fronteiras. Por isso, nós, missionários e missionárias da Consolata participamos.

feiravocacional3Foi um momento gratificante, pois sente-se ainda um grande interesse por parte da juventude em descobrir o verdadeiro valor e sentido do chamado de Deus em suas vidas. Isto nos faz entender que as vocações são verdadeiramente sementes e células do Espírito de Jesus, pois cabe ao ser humano dar sentido a essa tão sublime vocação, seja ela à vida religiosa consagrada, como também o matrimônio ou a vida laical.

Durante a celebração da Santa Missa, a qual foi presidida por dom José Negri, bispo da diocese de Santo Amaro, e concelebrada por vários sacerdotes, tanto religiosos como diocesanos, o mesmo destacou a alegria de servir o outro, pois a Igreja é chamada através de seus pastores a transmitir essa felicidade na caridade. O religioso ou a religiosa, também o sacerdote, devem deixar transparecer em seu rosto a alegria de seu ministério, pois só assim, iremos atrair jovens, ou seja novas vocações para a Igreja. Não podemos ser mornos ou frios, mas ardentes e fervorosos pelo poder de Deus, disse dom José Negri. A juventude atenta a essas palavras gritava “viva as vocações que promovem a vida”.

Nós, enquanto Missionários e Missionárias da Consolata, tivemos a oportunidade de partilhar nossa espiritualidade deixada por nosso fundador o Bem-aventurado José Allamano através de panfletos, o livro Discípulos em Missão, exemplares da revista Missões e banners dos nossos institutos, entre outros instrumentos. A imagem de Nossa Senhora Consolata exposta bem na entrada do stand chamou a atenção e foi destaque para tantos que passavam e faziam sua prece. Isso nos levou a sentir o verdadeiro carinho que os jovens têm pela mãe de Deus e nossa.

Queremos agradecer a Deus por nos proporcionar nossa participação neste grande evento e fica nosso apelo aos jovens em abrir-se cada vez mais ao chamado de Deus em sua vida.

Que nossa Mãe Consolata e o Bem-aventurado José Allamano nos impulsione a sempre ir ao encontro das novas vocações que surgirão.

*Robério Crisóstomo, imc, é animador missionário e vocacional em São Paulo, SP.