II EXPOSIÇÃO VOCACIONAL NA CASA DA MÃE

 II Exposição Vocacional, onde 47 Congregações Religiosas se reuniram para divulgar a diversidade dos carismas

Por Carleta Longo

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida aconteceu a II Exposição Vocacional, onde 47 Congregações Religiosas se reuniram para divulgar a diversidade dos carismas da vida religiosa na Igreja.

IMG-20171027-WA0023Cada Congregação tinha sua mesa para acolher os romeiros, oferecer material do próprio carisma dando assim a conhecer quem é, onde atua e como contribui na construção do Reino de Deus.

A Expo vocacional teve também o caráter espiritual mobilizando os religiosos/as e romeiros para juntos suplicar ao Dono da messe que mande operários para a sua messe. (Lucas 10, 3).

Dia 28 na Missa de abertura presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, em sua homilia ele enfatizou a importância da consciência vocacional de que, todos são discípulos missionários de Jesus e deixou um recado claro para todos os cristãos dizendo: “Leigos e leigas, vocação é à santidade! Religiosos e religiosas, têm vocação ao lava-pés, serviço. Na Igreja, a maioria são leigos, a minoria somos nós, padres e religiosos/as, para lavar os pés dos irmãos. Jesus sempre dá a vocação em vista de uma missão e nunca a proveito pessoal”.

E na Missa de encerramento, no domingo dia 29, Padre José de Lima Torres, C.Ss.R, promotor Vocacional Redentorista, SP sublinhou que, “para se comprometer em   qualquer vocação, precisa  a motivação profunda que  é  o amor a Deus e aos irmãos”.

IMG-20171028-WA0023Nós, Irmãs Missionárias da Consolata, fomos bem acolhidas na casa da Mãe Aparecida e da mesma forma sentirmo-nos estimuladas para acolher bem e com alegria toda a multidão de romeiros que estava em Aparecida e se achegava em nossa mesa.

Foi uma experiência marcante em nossa vida, a de acolher os romeiros não somente no espaço físico da nossa tenda missionária, mas principalmente no coração. Assim ressoa cada vez mais forte dentro de nós a frase espalhada em todos os cantos do Santuário que “acolher bem também é evangelizar”

Sem duvida alguma não teria outro lugar melhor para propagar a beleza da vida Religiosa Consagrada do que a Casa da Mãe Aparecida, o Santuário Nacional que acolhe romeiros vindos de todos os cantos do Brasil e do mundo, com coração aberto para receber a graça de Deus distribuída com abundância pela intercessão de Maria, mãe de Deus.

Que a Mãe do Salvador e nossa, com o titulo de Nossa Senhora Aparecida, de Consolata, e outros tantos, interceda pelas vocações na Igreja de Jesus Cristo.

A nossa convicção então é que a semente foi lançada na terra fértil dos corações pela graça de Deus.

Carleta Longo é Missionária da Consolata em SP