Discernindo o Chamado de Deus

 Como acontece o chamado de Deus a uma sua filha ou filho, criatura pequena e frágil?

Por Lourdes Bonapaz

DSC04101Frequentemente jovens têm me perguntado: como acontece o chamado de Deus a uma sua filha ou filho, criatura pequena e frágil?

Parafraseando a canção de irmã M. Kolling que diz: “Por Deus fui chamada e escolhida. Livre, sou comprometida, desde o Batismo, na construção do seu Reino entre nós”.

Na verdade, é Deus quem chama, porque ama e é Ele que envia. A nós, sua filha ou filho cabe acolher o chamado, respondendo positivamente à sua vontade, consciente que sempre é para nosso bem e felicidade completa, mas é também para uma Missão.

Então, jovem, você nasceu para uma Missão no mundo, e só será feliz se realizar a sua vocação, respondendo ao chamado, isto é, cumprindo o Plano de amor que Deus tem para você, a sua Missão aqui na terra. “Vocação acertada, futuro feliz”.

DSC04774Isso faz sentido, pois Jesus diz no Evangelho de Jo 15,16: “Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça”.

Assim, desde toda a eternidade Deus pensou em você, e o criou para a felicidade...!Mas para ser feliz é preciso descobrir qual é a sua vocação. Você já pensou nisso seriamente?

Deus dificilmente se revela de uma só vez à pessoa, mesmo que isso possa até acontecer. Na maioria das vezes é aos poucos que vamos descobrindo para qual direção Ele nos está chamando, guiando. Vamos sentindo gosto, sensibilidade para algo que vai dando sentido para nossa vida. Descobrindo a Missão de servir a Deus, nisso ou naquilo, onde e como.

Deus às vezes usa de mediação para se comunicar com as pessoas: através de sua Palavra, uma celebração, uma conversa com alguém, um acontecimento... Enfim, um jeito de tornar claro para onde e para que Ele está chamando a pessoa.

Quando Deus chama, Ele nos capacita para sua Missão; portanto não tenha medo, Deus não nos abandonará no meio do caminho, se formos fieis ao chamado. “Ninguém pode escutar a palavra de Deus e não se decidir.... pois escute quem tem ouvidos prá ouvir.” Diz a canção.

DSC04389A oração e a contemplação da Palavra de Deus são indispensáveis nessa hora de discernimento e decisão, como também, é bom conversar com uma pessoa amiga: padre, irmã ou os próprios pais podem ajudar no discernimento vocacional. Não importa qual seja a vocação. Escolha alguém para estar perto e o acompanhar no processo.

Você jovem, já pensou em ser Missionária/o da Consolata, e pregar a Boa Nova de Jesus, a verdadeira consolação, a quem ainda não o conhece? Cumprir assim o mandato de Jesus: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade”.  (Mc 16,15)

Jovem, não fique na dúvida, fale conosco, venha nos visitar!

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata em SP.