Em cada comunidade, Uma Vocação.

 A vocação é o chamado que Deus faz para viver uma missão.

OdiloScherer

Com o primeiro Domingo de Agosto, abrimos no Brasil o mês das vocações, dedicado inteiramente à reflexão sobre as vocações na Igreja e à oração para que “o Senhor da messe envie operários à sua messe”. A vocação é o chamado que Deus faz para viver uma missão e para colaborarmos na sua obra e na difusão do seu reino no mundo.

Referimo-nos, especialmente, à vocação ao sacerdócio, à vida consagrada religiosa e missionária, à vocação para o casamento e a formar uma família cristã. Mas Deus também chama a desempenhar diversos serviços dentro da comunidade da Igreja, em função da evangelização, da caridade e do testemunho profético. Deus não chamou ninguém à vida, sem lhe dar uma missão: cabe a cada um descobrir o dom recebido.

A vocação se manifesta mediante o diálogo interior com Deus, que chama, e a pessoa, que procura discernir sobre o chamado e responder com generosa fidelidade. O importante é que cada um faça o discernimento sobre o chamado e a missão que lhe confia. As crianças e jovens precisam ser ajudados a se confrontarem com a questão vocacional, desde cedo; ninguém deveria avançar vida afora, sem ter clareza a respeito da própria vocação.

Em nossa Arquidiocese, de maneira especial, precisamos retomar a pastoral das vocações em cada paróquia e comunidade. O despertar de vocações é sinal de amadurecimento na fé e de generosidade das comunidades católicas. A ausência de vocações numa paróquia deve preocupar e levar a se interrogar sobre os motivos: por que não surgem vocações numa comunidade? Talvez falte falar e rezar pelas vocações. Vocações surgem onde existe um clima de intensa e fervorosa vida cristã.

Jesus mandou rezar pelas vocações: “pedi ao Senhor da messe que envie operários à sua messe”. Deus sabe que precisamos de sacerdotes, religiosos e missionários. Mas se Jesus mandou pedir pelas vocações, certamente é porque Deus envia vocações somente se as desejamos e valorizamos. O Papa São João Paulo II ensinou que “a vocação é a resposta de Deus providente a uma comunidade orante”. Por isso, neste mês de agosto, de maneira especial, rezemos pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. E que isso se torne um hábito constante na vida de todos os católicos.

A partir deste ano, lanço um apelo a todas as paróquias e comunidades de nossa Arquidiocese: “em cada comunidade, uma vocação”. Pelo menos, uma! E convido a todos os católicos a participarem.

Cardeal Odilo Pedro Scherer Arcebispo de São Paulo/folheto: Povo de Deus