Missionário da Consolata em escola de Diadema

Missionário pede olhar além da pobreza, guerra civil e desamparo, sobre a África.

Por Paul Okoth Auma

O encerramento do ano letivo de 2016 na Escola Estadual José Paulino, em Diadema contou com a presença do missionário padre Stephen Murungi falando sobre cidadania, consciência negra e África.

A atividade organizada fez parte de um seminário e teve como plateia alunos, professores e pais dos alunos.

palestraescoladiadema2Na sua fala, o padre de nacionalidade queniana, frisou que as narrativas reais são complicadas: a África não é um país, e nem é uma zona de desastre. Em seu discurso, ele advertiu contra um cego seguimento de jornalismo que apresenta o continente inteiro como uma grande tragédia. Informou que um dos pontos de acesso ao continente que é muitas vezes ignorado é procurar o coração da África através de seus poemas e suas narrativas.

Na sua palestra, o missionário provocou alunos, seus pais e professores a olharem além das histórias da mídia sobre pobreza, guerras civis e desamparo e focarem nas riquezas culturais e felicidade do continente. No seu conselho aos estudantes falou que “se ouvimos apenas uma única história sobre a outra pessoa ou outro país, corremos o risco de um conhecimento limitado e uma análise mal apresentada”.

A escola homenageou seis alunos que se sobressaíram em várias atividades. O melhor aluno brasileiro em matemática na sétima série, é aluno da escola.

Paul Okoth Auma, imc, é diácono em São Paulo, SP.