Vocação acertada, futuro feliz

Dois seminaristas da Consolata entraram para o postulantado, período em que aprofundam a espiritualidade da Congregação.

Por Robério Crisóstomo

Na manhã da segunda-feira, 10 de outubro de 2016, em que a Igreja celebra a memória de São Daniel Comboni, a comunidade paroquial de São Marcos, dos Missionários da Consolata, juntamente com demais sacerdotes e missionárias da Consolata, seminaristas e leigos, o Superior Regional do Brasil, padre Aquiléo Fiorentini, presidiu a Eucaristia, na qual dois jovens seminaristas entraram para o postulantado. Bruno Santana Aguiar, natural de São Paulo e André Clementino, da Paraíba, iniciam este período chamado de postulantado, um tempo em que o jovem é convidado e enamorar-se cada vez mais da espiritualidade da Congregação.

postulantadoandre2menorAssim frisou o padre Aquiléo, este tempo é favorável e oportuno para o jovem seminarista revigorar as suas motivações vocacionais, tendo como fundamento a espiritualidade do fundador, o Bem-aventurado José Allamano, buscando meios na eucaristia diária, oração da liturgia das horas na vida em comunidade, partilha de dons e, sobretudo na espiritualidade mariana. Dizia também o Superior Regional que este tempo deve ser fortemente marcado por uma forte experiência pastoral, que possa contribuir para uma resposta radical à vocação e à vida religiosa missionária e sacerdotal. Portanto, entendemos que a vocação parte sempre da iniciativa de um chamamento, ou seja, Deus é o autor da identidade vocacional em Cristo.

O missionário é instruído a formar-se radicalmente para ir ao encontro dos povos, na abertura e partilhapostulantadoandre1menor da própria vida, segundo o mandato missionário de Cristo “Ide por todo mundo e anuncia o Evangelho a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19-20). Até hoje a Igreja busca cumprir a sua missão através de seus membros, ou seja, o batismo nos torna participantes deste projeto de Cristo, sobretudo aqueles que são chamados ao ministério ordenado ao sacerdócio.

Sendo assim rezemos por nossos dois jovens: Bruno Santana e André Clementino por seu sim! Para que eles possam encontrar forças suficientes no intuito de responder com positividade à sua missão, pois vocação acertada é futuro feliz.

Que nossa Senhora Consolata e o Bem-aventurado José Allamano os fortaleçam nessa jornada rumo ao noviciado em Buenos Aires, Argentina, 2017.

Robério Crisóstomo, imc, é Animador Missionário Vocacional em São Paulo.