Abre tua mão para o teu irmão

O Lema do Mês da Bíblia de 2020 é baseado no Livro do Deuteronômio, capítulo 15, versículo 11.

Por Cilto Rosembach*

O livro do Deuteronômio tem 34 capítulos é o quinto livro do Pentateuco no Antigo Testamento. Formam o Pentateuco os livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

O que significa a palavra Deuteronômio?

Dt, Deutero = segunda - Nomio = Lei - então significa segunda lei

Sabemos que a Igreja comemora o Mês da Bíblia em setembro. Por que?

Por dois motivos: primeiro porque a Bíblia é importante e segundo porque no dia 30 de setembro fazemos memória de São Jerônimo, que foi o tradutor do Livro Sagrado do grego para o hebraico, em linguagem popular, chamada Vulgata, em latim popular. Foi o papa Damaso no ano 382 d.C. que incumbiu Jerônimo de fazer essa tradução. Ele teve que estudar hebraico.

No Brasil onde começou a celebração do Mês da Bíblia?

Na arquidiocese de Belo Horizonte, em 1971, depois a CNBB assumiu a proposta e a celebração foi ampliada para todo o país. Também vários países da América Latina adotaram a data da celebração, expandindo-se até para a África. Mas, vale lembrar que a celebração bíblica já se realizava desde 1947, no dia do falecimento de São Jerônimo.

O que tem a ver o Mês da Bíblia com o Documento do Vaticano II?

O Documento do Vaticano II é chamado Dei Verbum. Dei=Deus, Verbum = Palavra, então Palavra de Deus. O documento fala da importância da leitura bíblica, do método de leitura bíblica. A Igreja não faz as coisas do nada, ela parte sempre da história ou de algum documento que seja referência, seja fonte de inspiração.

Qual é o Lema do mês da Bíblia em 2020?

Abre tua mão para o teu irmão Dt 15,11. O tema central é: Revelar o amor de Deus.

O livro do Deuteronômio tem relação, faz referência ao Novo Testamento?

É o livro mais citado no Novo Testamento, 200 vezes, e ainda as tentações que Jesus sofreu, as respostas estão no livro do Deuteronômio.

Por que o livro do Deuteronômio é chamado de segunda lei?

Porque parte dos discursos de Moisés, apresentados no Monte Horeb, a lei é reapresentada, faz uma releitura da primeira lei apresentada por Deus.

Tem a história de um povo que não observou a lei, o que aconteceu?

Tem sim, foi o povo de Deus de Israel do Norte que se desintegrou por volta do ano de 721 A.C., foi derrotado pelo rei da Síria. Isto pelo fato de ignorar a lei de Deus. Alguns escaparam e foram para a Judeia, Jerusalém, Judá, é lá sentiram a necessidade e optaram em observar a lei de Deus. Para mantê-los unidos.

Por que no livro se repete várias vezes o texto (Dt 7, 7-8): “Se YHWH se afeiçoou a vocês e os escolheu, não é porque vocês são os mais numerosos entre todos os outros povos; pelo contrário, vocês são o menor de todos os povos! Foi por amor a vocês e para manter a promessa que ele jurou aos antepassados de vocês. É por isso que YHWH os tirou com mão forte e os resgatou da casa da escravidão, da mão do Faraó, rei do Egito” (Dt 7, 7-8).

Se você esquece o passado, você não sabe mais quem você é. Isto também para alertar que não se deve repetir os erros da escravidão. No fundo fomos todos libertados por Deus, porque o nosso Deus não é escravagista, e sim, libertador.

Quais os temas que se encontram no livro do Deuteronômio, e que nos ajudam para a leitura e compreensão?

O frei Carlos Mesters organizou o livro em sete círculos bíblicos, ou seja, em sete temas:

1- O Perfume do Amor, O amor de Deus renasce sempre. (Dt 6,4-13) não observar a lei por medo, mas por amor.

2- Conservar a memória do passado. Quem perde a memória do seu passado perde o rumo da vida. (Dt 6,20-25).

3- O serviço que Deus nos pede. Pelo jeito de servir o povo revela o rosto de Deus. (Dt. 7, 7-12)

4- Êxodo: Viver em saída. Viver em estado permanente de Êxodo, de saída. (Dt 8, 5-16)

5- Viver em comunidade. “Entre vocês não deve haver pobres”. (Dt 15, 4-8)

6- A libertação vem de Deus. Deus nos libertou da escravidão do Egito. (Dt 26, 1-11)

7- Assumir e viver a Aliança que Deus concluiu conosco. Compromisso mútuo entre Deus e o povo. (Dt 30, 11-20)

* Texto com base na entrevista de Frei Carlos Mesters realizada por Frei Gilvander Luis Moreira, dia 15 de janeiro de 2020 em Unaí MG, do livro do Deuteronômio e adaptação para a linguagem em forma de entrevista feita pelo padre Cilto José Rosembach, setembro de 2020.