Escuta a voz que te chama

WhatsApp Image 2020-08-31 at 13.33.03

Sempre escutamos dizer que Deus fala em todo tempo e lugar, parece uma frase feita, daquelas que muitas vezes nos cansamos de “ouvir”, mas talvez nos faça falta o exercício de escutar.

Por Danilo Caraballo*

Conforme o tempo passa e vamos pensando o que será das nossas vidas, então parece que a frase feita começa a soar bem fundo, principalmente se corremos em busca de processos que nos ajudem a encontrar nosso lugar no mundo, a partir de uma opção que vá em sintonia com o que Deus quer e com aquilo que me faça ser pessoa “plena”. No sentido em que meu ser para os demais não fica dando voltas em ser único para mim.

Escute-o

Embora pareça algo óbvio, é bom recordar que é Jesus que nos chama, reúne e guia por esse percurso da vida. Então o que acontece quando Ele nos diz : “Ânimo, sou eu, não temas” (Mt 14, 27); para interiorizar e digerir bem essa voz necessitamos de horas de silêncio, e caminho no qual paramos, olhamos o passado, revisamos o presente e com esse temor natural nos assustamos com aquilo que virá “se isso aconteceu contigo, tranquilo, não se assuste, porque é nesse processo que Deus começa a despertá-lo”.

De tempos em tempos nos convencemos e com algo de tranquilidade, escutamos palavras que chegam de Jesus ou pessoas que Ele coloca no caminho, elas são incentivos para passar alguns dias, meses e anos, aparentemente tranquilos, e  é nessa tranquilidade quando devemos olhar pela porta ou janela da vida, onde alguém te espera. Diante dessa visita especial podemos falar de tudo.

Dialogue com Ele

As experiências e diálogos com Jesus nos trazem paz, também, por outro lado, a cabeça fica cheia de dúvidas; nesses momentos é que estamos chamados a pedir ao Mestre que nos doe um pouco de fé para segui-lo, o que implica criar espaços propícios para que Ele nos ajude a desenrolar esse novelo de vozes, emoções,  tagarelices, e  lembranças que por momentos nos dão certezas e por outros nos fazem pensar nos conhecemos pouco, para não falar deste tempo de pandemia, quando sentimos que estamos afundando perante a crise do mundo, a da Covid-19, que nos pegou de surpresa.

Ânimo! Ele te chama

Ressignificar o que vivemos em nossa história: Experiência de vida cheia de Deus, de pessoas que nos fizeram felizes e de outras que sentimos que nos levaram por caminhos diferentes dos que sonhamos; é quando a voz de Jesus clareia em nossa mente e coração, no meio do sonho Ele nos diz: “Ânimo! Levanta-te, te estou chamando” (Mc 10, 49); mesmo na realidade onde podemos estar instalados, estamos convidados a nos incomodar porque a rotina e a vida medíocre nos impede de escutar o chamado desafiante de Jesus que interpela e convida a tomar a decisão de segui-Lo com mais verdade e muita fidelidade.

Juntos na barca

O caminho que empreendemos quando subimos na barca para remar mar adentro requer esforço e ânimo; o mais seguro é que não estamos seguros e é lindo experimentar essa emoção que nos diz: “sozinho você não pode” e mais lindo ainda é gritar ao mundo: “não temos certeza das nossas forças”. Seguir a Cristo é um projeto que necessita de companhia, compreensão e apoio. Por isso ele nos diz com amor: “Eu estarei contigo todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28, 20).

* Danilo Caraballo, imc, é coordenador da equipe de AMJV Argentina.