Tempo de graça

Essa é a nossa primeira experiência fora do país, em uma igreja bem diferente do modelo ao qual estávamos acostumados.

Por Leandro Baseggio e Sandrio Cândido *

No caminho de formação para a vida religiosa há um período muito importante chamado Noviciado, um tempo privilegiado para o discernimento, tendo em vista a consagração para a Missão e para uma primeira síntese pessoal de todos os elementos da formação, a volta do núcleo essencial da identidade do missionário. Esse tempo de graça é vivenciado pelos candidatos latino-americanos à missionários da Consolata na Argentina, no Noviciado Latino-americano Nossa Senhora de Guadalupe.

Somos dois jovens, Leandro e Sandrio, provenientes de São Paulo e Minas Gerais e já estamos há cinco anos fazendo um caminho formativo junto aos missionários da Consolata. Em Curitiba, Paraná, Brasil, fizemos os estudos propedêuticos e de filosofia, e logo após o término, no início deste ano chegamos a Buenos Aires para estar mais perto do Carisma e da espiritualidade da família religiosa a qual pertencemos.

Não estamos sozinhos nessa caminhada. Começando pelo mestre, Jorge Pratolongo, proveniente da Argentina, também estão presentes dois italianos, Renato Maizza e Padre Mateus Pozzo. Os outros noviços são três: Carlos Andrés Erazo Giraldo e Oscar Hernandez, ambos de Colômbia, eles viveram uma bonita experiência com os indígenas em Sucumbíos, no Equador, no ano passado. Elmer Pelaez vem de México e tem a particularidade de ser o primeiro noviço mexicano na história do Instituto. É uma comunidade pluricultural, o que nos propicia a vivência da interculturalidade.

Essa é a nossa primeira experiência fora do país, em uma igreja bem diferente do modelo ao qual estávamos acostumados. Pastoralmente aqui nos dedicamos a acompanhar uma capela inserida em um bairro onde a maioria é de imigrantes paraguaios, realizando visitas às casas, animação com as crianças e jovens da catequese, entre outras coisas. Também estamos em uma paróquia, onde ajudamos na animação. Muchas gracias, que Dios los Bendiga, nosotros deseamos que el mes misionero sea lleno de encuentros y bendiciones para ustedes. Que nuestra Madre Consolata, la madre de Lujan los acompañe.

* Leandro Baseggio e Sandrio Cândido, imc, são noviços brasileiros da Consolata na Argentina.
(CC BY 3.0 BR)