Jovens missionários da Consolata celebram Páscoa Jovem

Evento foi realizado em Monte Santo, cidade do sertão da Bahia, a qual os missionários da Consolata desenvolvem atividades missionárias e pastorais.

Por Josky Menga e John Austin

A equipe de animação missionária e Vocacional na Bahia, padre John Kapule e os seminaristas Josky Menga e John Austin, juntamente com os Jovens Missionários da Consolata realizaram entre os dias 28 de março e 1 de abril, a Páscoa Jovem 2018. Este evento tem como objetivo unificar cada vez mais os jovens, no intuito de animá-los e motivá-los a conduzir desde suas comunidades de origem, bem como a própria família, a uma vivência da Páscoa a partir de uma espiritualidade missionária segundo o carisma dos missionários da Consolata, deixado pelo Fundador, o Bem-aventurado José Allamano, que é a missão além-fronteiras.

jovempascoabahiaTodos os anos este evento adquire ânimo, a ponto de impulsionar cada vez mais cada um a sentir-se parte de um grupo de jovens missionários, bem como despertar o desejo da vocação à vida religiosa consagrada missionária e, sobretudo a sacerdotal.

Este evento foi realizado em Monte Santo, cidade do sertão da Bahia, a qual os missionários da Consolata desenvolvem atividades missionárias e pastorais. Os jovens eram provenientes das três comunidades: Jaguarari, Feira de Santana e Monte Santo somando 45 integrantes, todos conduzidos pelo mesmo ideal e objetivos comuns.

Os temas desenvolvidos durante os quatro dias de encontro foram importantes para uma maior visão dos vários rostos da juventude hoje, como nós podemos desde nossas comunidades acolher cada um de forma que sintam-se sujeitos transformadores de sua realidade e também construtores de uma sociedade cada vez mais motivada a lutar pelos seus direitos e deveres.

Foram vivenciados momentos de partilha dos próprios dons, os ensinamentos de Cristo desde os gestos na celebração do lava-pés, muita animação, testemunhos e, sobretudo, a vivência de uma espiritualidade no contexto litúrgico eucarístico, entre outros. O mais discutido desses temas foi a questão do serviço, ou seja, como o jovem pode servir hoje o seu próximo ou os que precisam de ajuda na sociedade. Além disso, foi tratado o tema do “medo e abandono” que nos mostrou o quanto a juventude às vezes sente medo e abandono como Jesus na Cruz sentiu-se abandonado pelo Pai, mas não desistiu da sua missão, mas foi até o fim.

Com tudo isso não se pode perder a esperança, mas sim acreditar nesse Jesus, o nosso irmão que venceu o medo, o mal e o pecado. Por isso, a sua ressurreição nos traz uma vida nova e transformada com a esperança de um futuro melhor. Cada jovem saiu desse encontro com a esperança de que somos verdadeiramente essa luz de Cristo ressuscitado que devemos levar pelo mundo afora, que vive na escuridão.

A você, jovem, que sonha com um futuro dedicado ao próximo e ao Evangelho, não tenha medo de fazer parte desta família. Os missionários da Consolata estão de braços abertos para acolher vocês.

Josky Menga e John Austin são seminaristas da Consolata e prestam serviço pastoral na Bahia.