Encontro dos jovens postulantes

O auto-conhecimento é um instrumento de percepção do ser onde o candidato à vida consagrada deve passar para conhecer suas frustrações, medos e afetividade para viver bem com plenitude e equilíbrio, a vocação.

Por André Clementino de Lima

13090146_979878732119223_883109772_n

Nos dias 12, 13 e 14 de Abril de 2016, realizou-se o encontro dos jovens postulantes  promovido pela Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB), em São Paulo que teve como tema; O Desenvolvimento da Personalidade, orientado pela irmã Edlanara religiosa da congregação dos passionistas,que direcionou o assunto de forma clara, e objetiva e dinâmica.

Estavam presentes varias Congregações, Ordens e institutos Religiosos,representados pelos seus postulantes, onde os mesmo a todo instante interagiram perante o percurso da formação, através de trabalhos em grupos e momentos de socialização.

Para os jovens participantes foram momentos de amadurecimento e afirmação da vocação. Onde  foi trabalhado o auto conhecimento como forma eficaz na descoberta da vocação,verificando assim o autoconhecimento como um caminho para a libertação, no qual o sujeito se depara com o seu interior, do qual provém seus desejos, emoções e pensamentos,a pratica do autoconhecimento faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não.

O religioso precisa sempre estar pronto a escutar o seu interior verificando aquilo que nele atrapalha a sua formação, envolve o conhecimento de aspectos internos do próprio "eu" como conhecimento dos próprios sentimentos, a gama de respostas emocionais, o processo do pensamento, a auto-reflexão, sair de dentro de si e olhar-se como um observador distante, permitindo-se assim  um olhar claro e coerente do seu ser.

Em todos os momentos foi debatido sobre o auto-conhecimento,sendo um processo que nunca se tem fim, pois sempre estaremos mudando e aprendemos com  nosso próprio ser. Na vida religiosa é necessário esse processo de auto-conhecimento o qual o candidato precisa para o amadurecimento da vocação, tornando-se assim um sujeito mais forte e consciente passando a respeitar suas vontades e buscar mais daquilo que o  faz feliz, pois assim saberá o caminho e  entenderá suas limitações,para direcioná-las com maturidade.

O encontro foi um momento de muito crescimento espiritual, nos ajudando assim no caminho vocacional direcionado a partir de um auto conhecimento de si sem qualquer tipo de frustração ou mesmo medo,despertando a convicção de que mesmo com desafios, procura-se sempre  completar-se perante tal vocação.

O auto-conhecimento é um instrumento de percepção do ser onde o candidato à vida consagrada deve passar para conhecer suas frustrações, medos e afetividade para viver bem com plenitude e equilíbrio, a vocação.

A alegria da vida consagra que a cada dia se afirma na experiência daqueles que deixam tudo pelo anúncio do reino.

(CC BY 3.0 BR)