Na Encruzilhada da Vida

A vocação sacerdotal, para você, como para tantos e tantos outros jovens, é uma proposta de Deus, não uma outra proposta, talvez como tantas outras: o chamado de Deus o realizará em plenitude, o tornará feliz, serenamente feliz!

Por Célio Pedro Saldanha Dornellen*

DiaCelios passados,recebi uma correspondência de um jovem, lá da cidade de Montes Claros, Minas Gerais, que mais pareceu-me um grito de socorro, um desabafo, um pedido de ajuda: Padre, chamo-me Carlos tenho 19 anos e estou no período muito difícil para mim. Tenho momentos de verdadeiras lutas e verdadeiros contrastes, algo de novo, de diferente, esquisito, se passa comigo. Sou um mistério para mim mesmo como a a borboleta abrir o casulo e voando, descobre um mundo novo, aberto, que não é mais o seu casulo, também eu saí da minha adolescência, estou pouco a pouco descobrindo um mundo novo, tudo estranho, tantos preconceitos que devo confrontar, ideias e opiniões para serem revistas.

Quero formar o meu mundo, a minha vida, quero viver a minha identidade pessoal, mas é estranho, pois sinto e percebo á minha frente vários caminhos, todos eles com os seus desafios e suas propostas, como varias placas e setas a indicar-me novos rumos, novas estradas, novos  apelos e novas situações.

Assim, na encruzilhada da vida, estou parado, sem rumo, desorientado, desconcertado, fazendo-me mil perguntas a respeito do meu futuro.Ás vezes sinto-me como que preso dentro de um túnel escuro, quase não percebendo a luz no fim desse túnel. Um dia desses, cheguei mesmo a pensar que Deus se esqueceu de mim!

Quem pode ajudar-me neste difícil período que estou passando? Qual é o modo de ajudar-me?

Sabe Padre, sinto-me um paradoxo, um mistério,de que modo o senhor poderia, talvez ajudar-me ?

Mostrei essa correspondência, ou melhor, este profundo pedido de socorro, de ajuda, ao meu colega, também sacerdote, Padre Robério. Conversamos bastante, trocamos ideias, quantos jovens nesta situações como o Carlos, desencontrados na vida, sem rumo, á procura de um caminho que os leve á realização pessoal!

Respondendo ao prezado jovem Carlos, disse-lhe ; sabe Carlos, como você mesmo acenou, você esta na encruzilhada de sua vida e você disse-me também, que a sua frente se abrem novos rumos, novas estradas, com setas e placas indicando caminhos diversos diferentes. Carlos terá você reparado em uma seta, uma placa diferente, indicando uma nova perspectiva que se chama vida consagrada a Deus no ideal sacerdotal - religioso-Missionario!

Não será esta talvez a luz que você procura, no túnel  escuro de sua vida, de sua caminhada ? A vocação sacerdotal, para você, como para tantos e tantos outros jovens, é uma proposta de Deus, não uma outra proposta, talvez como tantas outras: o chamado de Deus o realizará em plenitude, o tornará feliz, serenamente feliz!

Porque você não tenta essa nova situação? Vale á pena tentar!

Obrigado por buscar a minha ajuda!

*Pe. Célio Pedro, imc é animador vocacional em São Paulo, SP.
(CC BY 3.0 BR)