O sentido da vida

Encontro de discernimento em Cascavel, Paraná, de 8 a 10 de junho acolhe seis jovens.

Por Oscar Liofo

A vida humana é feita de escolhas. Cada ser humano tem a liberdade de escolher o que quer ser na vida e o que quer fazer da sua vida. A vida humana, por ser dotada da razão que a leva a se questionar sobre a felicidade ou infelicidade, tem a capacidade de saber optar, decidir e descobrir. Mas esta capacidade de optar vem sendo influenciada pela sociedade humana. A pessoa humana vem sendo afetada por muitas interferências de falsos valores, impulsionada pelo mau uso dos meios que Deus coloca para viver uma vida feliz.

camcascavel1menorDiante desta situação, destes valores, o ser humano é chamado a fazer um discernimento que orienta a sua vida dando o sentido ou direção certa para uma vida feliz em Deus. Foi nesta perspectiva de discernimento que o Centro de Animação Missionária (CAM) de Cascavel, Paraná, promoveu um encontro de discernimento para os jovens, fazendo também a animação missionária e vocacional. Seis jovens responderam sim e vieram a este encontro. Cinco eram da cidade de Cascavel e um da cidade de Jesuítas. Este encontro foi iniciado no dia 8 de junho e terminou no dia 10 de junho.

Nele foi aprofundado a questão do sentido da vida que leva a um discernimento para uma vida feliz camcascavel2menortendo como base o amor a Deus e aos irmãos. Para chegar a esta compreensão, o CAM convidou a professora Aracy Martignoni (teóloga, missióloga e professora de inteligência espiritual) para orientar os jovens no autoconhecimento. Também o testemunho de Darlei e Ivete, um casal da paróquia São Paulo para mostrar a importância da família para uma escolha certa. Este encontro se encerrou com as palavras motivacionais do padre Paco (superior da comunidade do seminário São Paulo de Cascavel).

Oscar Liofo é seminarista em Cascavel, PR.