Encerramento do Biênio Vocacional no Brasil

bienio_vocacional_consolata

PODCAST:

Tempo de graça, de alegria e de esperança.

Por Josky Menga

Dois anos se passaram desde que foi lançado o Biênio Vocacional dos Missionários da Consolata no continente americano (2019 e 2020). Este evento foi pensado com intuito de dar um novo ânimo e uma nova esperança aos missionários e aos jovens, mas, também a todos os cristãos leigos e ao povo em geral, que são chamados e enviados por Deus. O Biênio Vocacional procurou seguir os passos do grande apóstolo Paulo quando afirmou na Segunda Carta a Timóteo: "Reaviva o dom que há em ti". O lema motivacional nesses dois anos foi: "Reavive o dom de Deus que está em você" (2 Tim 1, 6).

Para viver este momento de graça e aprofundar mais sobre o Biênio Vocacional que teve como principal objetivo "colocar em estado de reflexão e oração a vocação missionária que cada um de nós recebeu de Deus", muitas iniciativas foram programadas para serem realizadas em nível continental e em cada país onde os Missionários da Consolata estão atuando no continente americano: Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, Canadá, Estados Unidos e México. Tudo isso com o intuito de animar os missionários e também os jovens a adentrarem nesta família missionária.

Na Região Brasil, pensamos em realizar alguns eventos, principalmente em cada lugar onde os missionários da Consolata trabalham. De repente, a pandemia chegou e quase todos tiveram que ser cancelados ou adiados. O tempo se cumpriu e foi necessário encerrar o Biênio, esse tempo de graça e da esperança, mas não fechamos o coração para ouvir a voz do Mestre que continua chamando.

Virgem de Guadalupe

bienio_vocacional_consolata_2O Biênio Vocacional foi encerrado em 12 de dezembro de 2020, dia em que celebramos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Uma coincidência? Celebrando essa festa de Nossa Mãe, considerada Padroeira da América Latina, o Biênio foi encerrado com um momento de celebração litúrgica em vários lugares, nas Igrejas e comunidades religiosas, mesmo com a redução do número dos cristãos e com os cuidados com a pandemia, foi um momento de ação de graças, agradecendo por tudo que realizamos neste tempo. Apesar da situação que o mundo inteiro está passando, pedimos a proteção para a nossa Mãe que atende as nossas necessidades. O Evangelho do dia da festa apresenta Maria como aquela que partiu apressadamente para a região montanhosa, a uma cidade de Judá... (Lc 1, 39-47). Ela saiu depressa para socorrer e amparar a sua prima Izabel que estava necessitada, ela nos abraça com a sua ternura materna olhando mais pelos pobres e marginalizados. E é essa mesma Mãe que inicia o diálogo com o indígena, o centro de irradiação é Tepeyac, às margens da cidade, entre as pessoas simples e abandonadas. Essa mesma Mãe nunca nos abandonou, ela nos ajudou a chegarmos até aqui, “Obrigado, Mãe Maria de Guadalupe”.

Imprevisto na vida

Como havíamos previsto nos calendários para realizar várias atividades em vista de animar as vocações, procuramos reacender a chama do amor que está dentro de cada um. Tentamos algumas coisas para não deixar passar a data ou o evento programado, e realizamos um encontro vocacional junto com os vocacionados que desejam ingressar no seminário na família dos missionários da Consolata. Momento de partilha das experiências de cada jovem, sobretudo, neste tempo de pandemia, momento de oração pessoal e comunitária marcaram o nosso encontro, e a grande pergunta que foi colocada neste momento foi: Qual é a nossa colaboração no plano de Deus a exemplo da Virgem Maria? Isso nos levou a pensar sobre a nossa vocação que realmente recebemos desde o seio de nossa mãe, somos chamados e enviados por Deus, mas pode ser de maneira diferente, basta dar a nossa resposta, o nosso sim como o da Virgem Maria pode mudar a história.

bienio_vocacional_consolata_3

Por outro lado, com os Jovens Missionários da Consolata, encerramos esse Biênio com um encontro que teve momentos de partilha, de dinâmica e oração e uma benção final, tudo isso aconteceu pelas redes sócias, por causa da pandemia (Google Meet). Foi um evento muito marcante na vida dos jovens que participaram, segundo testemunho de vários deles. Seguiremos firmes no ano de 2021 de acordo com a vontade do Pai. O Biênio Vocacional terminou, mas o discernimento continua e cada vez mais, somos chamados. "Reavive o dom de Deus que está em você" porque é tempo de graça, de alegria e de esperança.

* Josky Menga, imc, é animador missionário e vocacional na Bahia.