Encontro da equipe de AMV - São Paulo

Para melhor motivar-nos a seremos discípulos e missionários de Cristo de forma concreta e viva, lembramos a frase de São João Paulo II. " A Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja"

Por André Clementino de Lima

13120614_985174381589658_207963444_o (2)A equipe dos Missionários e Missionárias da Consolata que trabalham na Animação Missionária e Vocacional (AMV) em São Paulo, reuniu-se  na manhã desta terça feira 27 de abril de 2016, para planejar as atividades que tem como objetivo  assumir, a partir do carisma dos dois Institutos IMC e MC, realizar uma animação missionária e vocacional contextualizada, despertando na Igreja  uma consciência missionária  e nas juventudes a vontade de conhecer Jesus e seguí-lo na missão.

Foram levantadas várias questões  neste encontro, como por exemplo: a metodologia, a espiritualidade  a serem trabalhadas com os Jovens Missionários da Consolata (JMC) levando em consideração o meio, pelo qual eles são inseridos na Igreja procurando direcioná-los de uma maneira intensa e dinâmica, contribuindo  para uma evangelização cada vez mais voltada para a missão e as necessidades da Igreja.

No primeiro momento do encontro em que foi tratado sobre o tema juventude, sobretudo os jovens Missionários da Consolata (JMC), foi apresentado a proposta como trabalhar esses jovens a partir do carisma dos Missionários e Missionárias da Consolata, o qual tem como meta e objetivo, animá-los a evangelizar outros grupos e até mesmo suas comunidades, procurando vivenciar o apelo do Papa Francisco, sendo uma Igreja em saída.   Para melhor motivar-nos a seremos discípulos e missionários de Cristo de forma concreta e viva,  lembramos a frase de São João Paulo II. " A Igreja só será  jovem quando o jovem for Igreja". Dessa forma, somos chamados a contribuir na formação dos nossos jovens, no intuito de animá-los para que os mesmos sejam agentes evangelizadores na sociedade plural.

Durante o encontro, foram levantadas várias propostas, as quais tem como dinamismo, elaborar um projeto de ação missionária, que venha corresponder com as várias realidades que se apresentam na sociedade atual.

Essa prática, nos orienta a pensarmos nos vários rostos dos jovens hoje, e como incluí-los em um projeto de missão, que venha despertar também a valorização dos dons que cada um tem, e sobretudo o seu amadurecimento  da fé.

Estas metas estão sendo traçadas e logo serão aplicadas, pois o Fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata: o Bem Aventurado José Allamano afirma: "O missionário é chamado a cooperar com Deus na salvação das pessoas  que  ainda não o conhecem. " (ALLAMANO Jose, Pontos de Luz,p57 ano 2000.)

Portanto, agradecemos a Deus por toda a equipe de AMV em São Paulo pelo trabalho prestado à Igreja através dos dois Institutos Missionários IMC e MC.

 (CC BY 3.0 BR)