Nossa missão é espalhar a Consolação

Você está disponível para fazer parte da família Consolata?

Por Geoffrey Boriga *

provoca_nov2015Pensar no missionário e na missão hoje, o que há de especial? Cientes e conscientes do mundo missionário até mesmo diante das portas das nossas casas, a nossa atuação missionária é questionada. Por isso que todo batizado deve viver a sua fé em Deus não de olhos fechados, mas com olhos abertos, a fim de que nosso amor a Deus se expresse e se mantenha em nosso relacionamento com o outro, no encontro do outro, visto que essa é a razão de ser da Igreja e que define sua identidade mais profunda. Portanto, é assim que o testemunho cristão chegará a todos os confins de toda a terra, como Jesus nos mandou (Mt 28, 19).

Às vezes sentimo-nos incapazes da ação missionária, talvez  por medo ou falta de vontade própria do compromisso missionário. É bom lembrar que a fé se fortalece cada vez mais quando é transmitida. A nossa boa vontade e capacidade de compartilhar nossos dons espirituais, humanos e materiais com os demais, confirma a autenticidade de nossa abertura missionária.

Consolata

A Virgem Maria Santíssima respondeu generosamente ao apelo missionário, se tornou Consolata, isto é, aquela que é consolada para consolar, da mesma forma como Deus consolou o mundo por meio do seu Filho, que se encarnou no seio da Mãe. Jesus é a própria consolação do mundo. Efetivamente, cabe a cada um de nós darmos continuidade a esta ação de consolar. De fato, espalhar a consolação no mundo, esta é a nossa missão! Do mesmo modo, São Francisco nos exorta no seu famoso hino, “ó Mestre fazei que procure mais e mais, consolar que ser consolado”. Pois se apela urgentemente a todos e a cada um em particular que seja mensageiro da consolação!

Os missionários da Consolata se empenham na tarefa essencial da evangelização que inclui a opção preferencial pelos pobres e marginalizados, promoção humana integral e a autêntica libertação cristã compartilhando a experiência do acontecimento do encontro com Cristo. Entre padres e irmãs, existem também leigos missionários da Consolata engajados que participam da missão de Cristo. Por outro lado, estão surgindo também grupos de jovens missionários da Consolata com um grande ardor missionário. E você, será que está disponível para fazer parte da família Consolata, levar a Boa Nova da Consolação para que o mundo se torne cada vez melhor pela marca do Amor Divino Universal? Se este chamado lhe tocou, entre em contato conosco.

* Geoffrey Boriga, imc, é seminarista queniano em São Paulo, SP.
Fonte: Revista Missões
(CC BY 3.0 BR)