Juventude: renovação e vitalidade na Igreja

Gincana diocesana movimenta juventude na Igreja Senhor do Bonfim, Engenheiro Pedreira, RJ.

Por Jacques Kwangala Mboma (texto e fotos)

Os jovens da Igreja Senhor do Bonfim, em Engenheiro Pedreira, participaram da gincana diocesana no Seminário São Paulo VI, que fez parte da 38ª Festa do Seminário Diocesano de Nova Iguaçu, RJ entre os dias 17 e 18 de agosto. O evento aconteceu ao longo de dois dias, começando no sábado (17), com a acolhida dos jovens, seguida por momentos de adoração e louvor, além das apresentações de cada setor da juventude. No domingo (18), as atividades continuaram com o terço mariano, a Santa Missa, um almoço comunitário e um show de prêmios.

engenheiropedreira1A juventude é fundamental para a vitalidade, a continuidade e a relevância da Igreja Católica. O futuro da Igreja reside nos jovens, com sua capacidade de renovação e dinamismo. Eles trazem alegria e energia, revigorando as comunidades de maneira participativa e evangelizadora. A participação dos jovens em grupos de oração e em ministérios, como coroinhas e acólitos, tem crescido cada vez mais.

Na Igreja Senhor do Bonfim, a paróquia oferece aos jovens um espaço onde podem vivenciar sua fé nas diversas pastorais e movimentos. Muitos deles expressam o desejo de servir ao Senhor, adaptando-se ao mundo atual, seja no contexto digital e tecnológico, ou diante das mudanças sociopolíticas e religiosas. O que a Igreja precisa fazer é acompanhá-los, ouvi-los, orientá-los em suas escolhas e fortalecer suas vocações, tanto como cristãos na Igreja quanto como cidadãos no mundo. Uma Igreja sem jovens é uma Igreja sem futuro, pois o futuro da Igreja está na juventude.

Jacques Kwangala Mboma, imc, é missionário da Consolata e animador vocacional.