No despertar da vocação para a missão

A espiritualidade do Fundador o Bem Aventurado José Allamano, me consumia queria viver tal carisma, assim comecei o acompanhamento vocacional.

Por André Clementino *
Foto: Cleber Pires

artigo_andreSou André Clementino de Lima, tenho 26 anos venho de uma família de cinco irmãos natural de Borborema cidade do Estado da Paraíba. Tenho formação em Licenciatura em Filosofia  na (UEPB) Universidade do Estado da Paraíba.

Desde adolescente fui engajado em atividades pastorais e juvenis da minha paróquia Nossa Senhora do Carmo, onde trabalhei por  muitos anos com a pastoral da juventude, a qual contribuiu para as minhas motivações vocacionais. Ao longo deste tempo, sempre busquei dar uma resposta positiva partindo de mim mesmo, ou seja, do que eu poderia fazer de mais concreto na Igreja.

Minha família sempre me instruiu na fé perante os princípios evangélicos, logo muito cedo começaram as minhas inquietações em relação á minha vocação pois sentia-me chamado ao sacerdócio  na vida religiosa. No ano de 2014 participei da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e lá tive uma grande experiência de fé onde percebi a amplitudes dos carismas na igreja, pois ali concentravam-se  varias ordens e instituições religiosas e leigos, as formas como cada um dos jovens se expressava nas suas diversidades culturas com a mesma idéia de fé,  despertou-me para a vida religiosa missionária vendo o cristo que se faz um com todos.

O chamado

Logo em seguida  dediquei-me a amadurecer perante  tal chamado e foi aí que a partir das orações e direcionamento espiritual, busquei um instituto que pudesse corresponder aos meus anseios, foi onde tive a graça de conhecer o Instituto Missões Consolata, logo me apaixonei por tal carisma a cada dia aquele carisma me impulsionava a buscar a viver também tal experiência missionária perante os diversos povos e culturas que não conhecem ou até mesmo que conhecem mas necessitam ser amados pelo Senhor . A espiritualidade do Fundador o Bem Aventurado José Allamano, me consumia queria viver tal carisma, assim comecei o acompanhamento vocacional.

Numa manhã do dia 06 de Abril ingressei no Instituto Missões  Consolata, foi um dia de muito jubilo onde o meu coração ardia de amor pelo Senhor perante a missão, onde fui acolhido com uma recepção fervorosa pelo Pe.Roberio e o Pe,Célio os quais desde então tem me acompanhado neste  momento formativo, estou muito feliz neste novo  caminho que se abre em minha vida e a cada dia me indetifico e afirmo o meu chamado perante a missão de ser um Padre Missionário da Consolata. Estou em preparação pela graça de Deus para o ano seguinte dar entrada no Noviciado onde irei me aprofundar-me na espiritualidade do Instituto e logo no termino de tal ano farei os primeiros votos religiosos.

A experiência

A cada momento tenho experimentado no carisma do Instituto Missões Consolata, o amor do bom Deus que me mostra  o caminho a seguir, a alegria se expressa todos os dias em comunidade com os irmãos, e quero buscar sempre como nosso fundador o Bem aventurado Jose Allamano afirma nos seus escritos e nas normas do IMC abordando a identidade do missionário e missionária ressaltando: "Como missionários e missionárias vos é proposto o ideal não só de serdes santos, mas santos em grau superlativo."(Allamano José, ano 2008, p37). Todos os dias procuro  viver tal principio, afirmando o meu ser na busca pela santidade na vocação.

Nos dias atuais afirmo a você jovem, que vale a pena apostar na vida consagrada missionária e se dispor a viver na alegria de servir ao Senhor na entrega total de vossas vidas, buscando a intensidade dispondo-se em doar-se  a Deus avançando para águas mais profundas o Cristo vos chama diante do mundo de hoje a , viver a plenitude do evangelho, fazendo a opção pela entrega total em vista do anuncio do reino, Deixando tudo para ter tudo.

(CC BY 3.0 BR)